Covid-19: 60 concelhos em risco elevado ou muito elevado. Conheça as regras
Aumentaram de 19 para 33 os concelhos de risco muito elevado de incidência de covid-19. A medida de limitação da circulação na via pública, diariamente, entre as 23h e as 5h, aplica-se os concelhos em risco elevado e muito elevado.
Sessenta dos 278 concelhos de Portugal continental (21,58%) estão em risco elevado ou muito elevado de incidência de covid-19, ficando sujeitos a medidas mais restritivas, inclusive recolher obrigatório entre as 23h e as 5h, anunciou esta quinta-feira o Governo.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Sessenta dos 278 concelhos de Portugal continental (21,58%) estão em risco elevado ou muito elevado de incidência de covid-19, ficando sujeitos a medidas mais restritivas, inclusive recolher obrigatório entre as 23h e as 5h, anunciou esta quinta-feira o Governo.
Em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, disse que a medida de limitação da circulação na via pública, diariamente, entre as 23h e as 5h, mantém-se para os concelhos em risco elevado e muito elevado, que aumentaram no global de 45 para 60.
Sobre a actualização do mapa de risco, Mariana Vieira da Silva informou que aumentaram de 19 para 33 os concelhos de risco muito elevado de incidência de covid-19, juntando-se:
- Albufeira
- Almada
- Amadora
- Barreiro
- Cascais
- Lisboa
- Loulé
- Loures
- Mafra
- Mira
- Moita
- Odivelas
- Oeiras
- Olhão
- Seixal
- Sesimbra
- Sintra
- Sobral de Monte Agraço
Aos outros 15 municípios que agora recuam no plano de desconfinamento, designadamente:
- Alcochete
- Arruda dos Vinhos
- Avis
- Faro
- Lagos
- Lourinhã
- Montijo
- Mourão
- Nazaré
- Porto
- Santo Tirso
- São Brás de Alportel
- Silves
- Vagos
- Vila Franca de Xira
O concelho de Constância, que se encontrava na semana passada no grupo de 19 em risco muito elevado, passou a estar em risco elevado.
O nível de risco muito elevado é aplicado aos concelhos que registem, pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência de covid-19 superior a 240 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 480 se forem concelhos de baixa densidade populacional).
Quanto aos concelhos no nível de risco elevado, passaram a ser 27:
- Albergaria-a-Velha
- Alenquer
- Aveiro
- Azambuja
- Bombarral
- Braga
- Cartaxo
- Constância
- Ílhavo
- Lagoa
- Matosinhos
- Óbidos
- Palmela
- Portimão
- Paredes de Coura
- Rio Maior
- Salvaterra de Magos
- Santarém
- Setúbal
- Sines
- Torres Vedras
- Trancoso
- Trofa
- Viana do Alentejo
- Vila Nova de Famalicão
- Vila Nova de Gaia
- Viseu
O nível de risco elevado aplica-se aos concelhos que registem, pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 240 se forem concelhos de baixa densidade populacional).
Além da limitação de circulação na via pública, diariamente, entre as 23h e as 5h, estes concelhos ficam sujeitos a outras medidas restritivas para controlar a pandemia, mas diferenciadas consoante o nível de risco, nomeadamente nos horários do comércio e restauração.
Ainda que sem impacto nas medidas de desconfinamento, há 34 municípios em situação de alerta, por registarem, pela primeira vez, uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 240 se forem concelhos de baixa densidade populacional).