Covid-19: pessoas com mais de 30 anos já podem fazer o auto-agendamento da vacina

O auto-agendamento é feito através da página da DGS. As pessoas entre os 18 e os 29 anos começam a ser vacinadas contra a covid-19 no dia 4 de Julho.

Foto
Depois de efectuado o agendamento deve aguardar pelo SMS do número 2424 Paulo Pimenta

As pessoas com mais de 30 anos já podem fazer a marcação online da vacinação contra a covid-19, através da página da Direcção-Geral da Saúde (DGS).

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

As pessoas com mais de 30 anos já podem fazer a marcação online da vacinação contra a covid-19, através da página da Direcção-Geral da Saúde (DGS).

A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira pela autoridade de saúde.

O processo é simples. Para fazer o auto-agendamento é necessário seleccionar o local e a data pretendida para a vacinação. Será depois contactado por SMS pelo número 2424 com a confirmação da data, hora e local de vacinação, à qual deve responder para confirmar a marcação.

Se responder “sim”, o agendamento fica confirmado; se responder “não”, o pedido fica sem efeito — deve aguardar até três dias até voltar a poder repetir o processo de agendamento.

Vacinar os mais jovens

As pessoas entre os 18 e os 29 anos começam a ser vacinadas contra a covid-19 na próxima semana e estão a ser analisadas estratégias para convencer os mais jovens a vacinarem-se, anunciou esta quinta-feira a task force responsável pela vacinação. A data de 4 de Julho para o início da vacinação dos maiores de 18 anos tinha sido avançada na semana passada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo. 

Segundo adiantou à agência Lusa fonte da task force, numa fase inicial, a vacinação desta faixa etária será feita através do agendamento central, com os utentes a receberem uma mensagem SMS ou um telefonema dos serviços de saúde, mas o auto-agendamento ficará, gradualmente, disponível até aos 18 anos.

Até ao momento, já foram administradas 8.489.596 doses da vacina contra a covid-19 em Portugal. De acordo com o relatório de vacinação da Direcção-Geral da Saúde (DGS) divulgado na terça-feira, 30,44% dos portugueses (3.295.132 pessoas) já estão completamente vacinados contra a covid-19 — o que significa que falta ainda vacinar 39,56% dos cidadãos para se atingir a imunidade de grupo (ainda que esta fasquia possa variar dependendo das previsões). Portugal tem mais de cinco milhões de pessoas (5.335.683) vacinadas com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, o que corresponde a 52% da população portuguesa.

Na faixa etária entre os 25 e os 49 anos, 35% já receberam a primeira dose, ou seja, 1.177.235 pessoas (um aumento de nove pontos percentuais em relação à ultima actualização) e 14% já têm a vacinação completa (476.675). Já no grupo dos 18 aos 24 anos, 49.206 pessoas receberam uma dose (6%) e 35.621 receberam ambas (5%). Na faixa etária mais jovem, abaixo dos 17 anos, 1069 pessoas já têm a vacinação completa (e 2676 receberam a primeira dose).