Portugal à mesa sabe-nos tão bem

Comida saborosa faz-se não só de receitas únicas, mas também de ingredientes locais e genuínos. E este pode ser o segredo para que um hambúrguer nos saiba tão bem.

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Ketchup do Ribatejo? Cebola do Alqueva? Maçã de Alcobaça? Alface do Alentejo? Sim, são bem portugueses muitos dos ingredientes que actualmente são servidos nos mais de 180 restaurantes da McDonald’s no nosso país. Porque embora o hambúrguer não seja um dos nossos pratos típicos, nada impede que os sabores que o compõem e acompanham “falem” a língua de Camões. E o melhor é que os produtores nacionais agradecem.

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Ketchup do Ribatejo? Cebola do Alqueva? Maçã de Alcobaça? Alface do Alentejo? Sim, são bem portugueses muitos dos ingredientes que actualmente são servidos nos mais de 180 restaurantes da McDonald’s no nosso país. Porque embora o hambúrguer não seja um dos nossos pratos típicos, nada impede que os sabores que o compõem e acompanham “falem” a língua de Camões. E o melhor é que os produtores nacionais agradecem.

Quem está há vários anos comprometida em apoiar os fornecedores nacionais é a McDonald’s, que se empenha em dar primazia a ingredientes locais nos restaurantes portugueses. E não, não estamos a falar propriamente da McBifana que voltou a ser servida para gáudio de todos nós – embora pudéssemos estar, já que ela é cozinhada apenas com ingredientes 100% portugueses. Estamo-nos antes a referir aos fornecedores nacionais que diariamente fazem chegar aos restaurantes da marca não só carne (em 2020, 60% da carne utilizada nos restaurantes da McDonald's em Portugal já tinha origem nacional), mas produtos tão diversos como leite, manteiga, pão, fruta, vegetais e até molhos. No total, são já mais de 30 os fornecedores portugueses da McDonald’s no nosso país, o que contrasta com o facto de, quando a marca cá chegou, em 1991, serem todos internacionais.

Nem sempre pensamos nisto, mas a verdade é que de cada vez que escolhemos o que comemos num restaurante podemos estar a dar o nosso contributo para a comunidade onde nos inserimos. E isto porque ao apoiarmos os produtores locais, gera-se um imenso círculo de sustentabilidade, que é não só ambiental, mas também social e económica. Por outro lado, a origem dos produtos que consumimos é um factor determinante para a nossa pegada ecológica, já que quanto mais próximos de nós forem produzidos, tanto menor será a poluição atmosférica resultante do seu transporte. Tão simples quanto isto. Ou seja, esta é uma daquelas parcerias em que todos ganham realmente. Sim, até nós, que além de beneficiarmos de um ambiente mais verde somos ainda presenteados com refeições saborosas, graças aos ingredientes frescos e genuínos com que aquelas são confeccionadas. Dar preferência a produtos locais é precisamente uma das dez acções propostas pela Organização das Nações Unidas, com vista a sensibilizar para a adopção de comportamentos individuais que protejam o ambiente.

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Infografia: Susana Gama

Dos Açores ao Alentejo, uma viagem de sabores

Fazer uma ronda pelos produtos nacionais que se podem encontrar nos menus da McDonald’s é o mesmo que fazer uma viagem gastronómica por todo o país, incluindo os Açores. É exactamente daqui, deste paraíso no meio do Atlântico, que nos chega o leite e a manteiga que integram os pequenos-almoços servidos pela marca em Portugal. Quanto ao sabor autêntico, esse resulta do facto de as vacas pastarem 365 dias por ano em prados verdejantes na ilha de São Miguel, ao abrigo do “Programa Leite de Vacas Felizes”, promovido pelo fornecedor Terra Nostra.

Batatas fritas sem ketchup? Não, não é a mesma coisa e a McDonald’s sabe-o bem. Por isso, não descansou enquanto não encontrou um parceiro à altura e foi encontrá-lo nos campos de Castanheira do Ribatejo, onde o tomate é cultivado e transformado pelo Grupo HIT no delicioso ketchup que todos conhecemos. Mas já que falamos de molhos - e ali em cima lembrámos as já míticas McBifanas - importa referir que alguns dos molhos da McDonald’s são fornecidos pela Mendes Gonçalves, sedeada na Golegã, como é o caso do molho da McBifana (com sabores tão lusitanos, como os do alho, colorau e louro) e o molho das batatas fritas.

Em São Pedro Fins, na Maia, é fabricado o pão rústico, que é parte essencial de diversas sanduíches da marca. Cereais de trigo e centeio, flocos de aveia, sementes de girassol, linhaça e sésamo são os ingredientes da receita de sucesso deste pão fabricado pela Panike.

A lista de produtos bem portugueses não se fica por aqui e estende-se à doce e perfumada maçã de Alcobaça, outras frutas de época, cebola e tomate fresco fatiado, que a Campotec zela para que chegue em condições irrepreensíveis de frescura às sanduíches de todos nós. E por falar em frescura, a Vitacress, sediada no Alentejo, é outro parceiro empenhado em fazer desta a sua bandeira, sendo responsável pelo cultivo de inúmeras variedades de alfaces, tomate Cherry e mini cenouras, que compõem não só os hambúrgeres como também as saladas.

Qualidade e segurança a toda a prova

Mas desengane-se quem pensa que ser fornecedor da McDonald’s é fácil. A marca apenas aceita como parceiros os produtores que cumprem rigorosos critérios de qualidade e segurança, à semelhança da própria casa-mãe. Nesse sentido, todos os fornecedores – quer sejam nacionais ou internacionais – passam por um processo prévio de auditoria e certificação levado a cabo pelo Departamento de Qualidade da McDonald's, com vista a assegurar que todas as normas legais e da empresa são cumpridas. É que ao aprovar fornecedores nacionais, a McDonald’s está a certificar também essas empresas para exportarem para outros mercados. É o que acontece, por exemplo, com o ketchup fabricado em Portugal, que pode ser também apreciado nos restaurantes da cadeia em França, Irlanda ou Marrocos.

Só assim, com as dimensões da qualidade e segurança asseguradas, a que se junta o empenho em integrar o maior número possível de ingredientes nacionais, a marca vai ao encontro de todos nós, servindo refeições que não só sabem como também fazem muito bem.Advertisement