Hungria prepara embate com Portugal com um triunfo curto

Nota para o sistema táctico utilizado pela Hungria neste jogo, um 3x5x2, algo que deve manter-se para o Europeu e que poderá provocar a Portugal dificuldades diferentes dos mais comuns sistemas de quatro defesas.

Foto
Andras Schafer celebra em Budapeste LUSA/Tibor Illyes

A Hungria venceu nesta sexta-feira Chipre, por 1-0, em jogo particular disputado em Budapeste. A equipa magiar teve neste triunfo um teste para o Euro 2020, prova em que será a primeira adversária de Portugal – jogo na capital húngara, a 15 de Junho (17h).

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A Hungria venceu nesta sexta-feira Chipre, por 1-0, em jogo particular disputado em Budapeste. A equipa magiar teve neste triunfo um teste para o Euro 2020, prova em que será a primeira adversária de Portugal – jogo na capital húngara, a 15 de Junho (17h).

Num jogo com público na bancada, a Hungria adiantou-se aos 36’, com um golo de Schafer, assistido por Varga. A partir daí, a partida, controlada pela formação de Budapeste (60% de posse de bola e cerca de uma dezena de remates), teve mais algumas oportunidades de golo, mas nem sempre óbvias  e sempre sem sucesso.

Foi já aos 86’ que a Hungria mais perto esteve do 2-0, mas Nikolics falhou um penálti, permitindo a defesa ao guardião cipriota.

Nota para o sistema táctico utilizado pela Hungria neste jogo, um 3x5x2, algo que deve manter-se para o Euro e que poderá provocar a Portugal dificuldades diferentes dos mais comuns sistemas de quatro defesas

Antes de enfrentar Portugal na estreia no Europeu, a selecção húngara ainda tem mais um duelo particular. Num jogo provavelmente mais exigente, defrontará a República da Irlanda no dia 8, em Budapeste.

Itália tranquila frente à República Checa

Nesta sexta-feira houve ainda outro jogo particular de preparação do Europeu. Numa partida entre duas equipas qualificadas, a Itália, do grupo A, bateu a República Checa, do grupo D. O triunfo por 4-0, em Bolonha, foi incontestável, numa partida em que os italianos tiveram quase duas dezenas de disparos. O jogo foi resolvido pelos golos de Immobile (23'), Barella (42'), Insigne (66') e Berardi (73').

Com alguns dos principais jogadores em campo apenas na segunda parte (como Soucek, Vydra ou Schick), a formação de Praga, que não acertou uma única vez na baliza de Donnarumma, acabou por dar uma imagem muito pálida pré-Europeu.

No grupo D, os checos começam o Europeu frente à Escócia (dia 14), antes de medirem forças com Croácia e Inglaterra, os “tubarões” deste grupo. Já a Itália estará no grupo A com País de Gales, Turquia e Suíça e inicia o Euro no dia 11 de Junho, frente aos turcos.