Voluntários recolheram 1,35 toneladas de lixo em praias de Esposende

As acções de limpeza, que percorreram cerca de oito quilómetros de costa marítima e de margens ribeirinhas, pretendiam ainda “reduzir o impacto dos plásticos descartáveis no ambiente marinho, contribuir para a preservação dos habitats abrangidos e fomentar o voluntariado ambiental junto dos munícipes”.

Foto
Imagem ilustrativa Daniel Rocha

Mais de 150 voluntários recolheram 1,35 toneladas de lixo em zonas litorais e ribeirinhas de Esposende durante iniciativas que visaram “alertar a população mais jovem para a problemática dos resíduos nas praias e oceanos”, anunciou esta quarta-feira, 2 de Junho, a autarquia.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Mais de 150 voluntários recolheram 1,35 toneladas de lixo em zonas litorais e ribeirinhas de Esposende durante iniciativas que visaram “alertar a população mais jovem para a problemática dos resíduos nas praias e oceanos”, anunciou esta quarta-feira, 2 de Junho, a autarquia.

Em comunicado, aquela câmara do distrito de Braga aponta que as acções de limpeza, que percorreram cerca de oito quilómetros de costa marítima e de margens ribeirinhas, pretendiam ainda “reduzir o impacto dos plásticos descartáveis no ambiente marinho, contribuir para a preservação dos habitats abrangidos e fomentar o voluntariado ambiental junto dos munícipes”.

Esta limpeza, adiada por duas vezes no último ano devido à pandemia, permitiu recolher resíduos trazidos pelo mar para o areal, “esquecidos” pelos utilizadores ou arrastados pelos rios e linhas de água, assim como artefactos utilizados normalmente pelos pescadores, “contribuindo para preservar os habitats abrangidos e melhorar significativamente a imagem destes locais”.

Além da comunidade em geral, refere a autarquia, também a comunidade educativa tem vindo a participar activamente em acções de recolha de resíduos nas praias, dunas e espaços ribeirinhos. A recolha de 1,35 toneladas de lixo resultou de três acções de voluntariado realizadas a 14, 24 e 29 de Maio.

No dia 14 foram realizadas acções de limpeza em três áreas do concelho, que contaram com a participação de 87 voluntários de escolas de Esposende, que recolheram quase 300 quilos de resíduos. A 24 foram recolhidos mais cerca de 170 quilos de resíduos, igualmente por alunos do concelho. O restante foi recolhido a 29 de Maio numa acção de limpeza realizada no âmbito do projecto E-Redes e no âmbito da Semana da Biodiversidade 2021.

O projecto E-Redes é um estudo-piloto promovido pela autarquia em parceria com a empresa municipal Esposende Ambiente, a Universidade do Minho e a Associação de Defesa do Ambiente - Rio Neiva, que visa fomentar o uso de redes biodegradáveis e, paralelamente, recolher, quantificar e monitorizar o lixo marinho presente nas praias do concelho.