O prazer de descobrir pequenas pérolas na ida às compras

Há muitos motivos pelos quais compramos. Entre o saudável e o obsessivo, haverá um equilíbrio? Agora que o comércio reabriu, é altura de pensar sobre o que compramos – e porquê.

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A Centá fica em Lisboa Daniel Rocha

Há muito que o conceito de ir às compras está associado ao prazer. Em The Compass Of Pleasure (2011), o neurologista David Linden explica como a experiência de comprar alguma coisa activa o sistema de recompensa no cérebro através da libertação de dopamina, associada à forma como experienciamos entretenimento e felicidade. Mas será que quando compramos somos mesmo mais felizes? A ideia de shopping enquanto terapia, chamada retail therapy, não é nova.

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Há muito que o conceito de ir às compras está associado ao prazer. Em The Compass Of Pleasure (2011), o neurologista David Linden explica como a experiência de comprar alguma coisa activa o sistema de recompensa no cérebro através da libertação de dopamina, associada à forma como experienciamos entretenimento e felicidade. Mas será que quando compramos somos mesmo mais felizes? A ideia de shopping enquanto terapia, chamada retail therapy, não é nova.