Julian Barnes: Um olhar brilhante sobre a decadência dos tempos

A Belle Époque a partir do retrato de um médico. Um olhar brilhante sobre a decadência dos tempos.

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Os acontecimentos do livro decorrem entre 1870 e 1918, um tempo em que Barnes encontra paralelo com a actualidade, sobretudo na Europa, sobretudo ainda no Reino Unido: crescente xenofobia, chauvinismo, olhar moralista sobre a arte DR

E m 1881, o pintor norte-americano John Singer Sargent fez o retrato de Samuel Pozzi, famoso cirurgião, coleccionador de arte, um Don Juan que nunca falou das suas múltiplas conquistas, anglófono, progressista com uma rede de contactos que o tornou improvável centro gravitacional da Belle Époque parisiense. “O tema — o plebeu com apelido italiano — tem trinta e cinco anos, é belo, usa barba, e está a olhar com confiança por cima do nosso ombro direito. É viril, embora elegante, e gradualmente, após o primeiro impacto causado pelo quadro, quando talvez possamos começar a pensar que ‘tem tudo que ver com o casaco’, percebemos que não é isso. Tem mais a ver com as mãos. A mão esquerda descansa na cintura; a mão direita está encostada ao peito. Os dedos são o que de mais expressivo existe no retrato. Cada um está articulado de forma distinta: completamente esticado, meio dobrado, completamente dobrado. Se nos perguntassem sem mais qual a profissão do homem, poderíamos dizer que seria um virtuoso do piano.”

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E m 1881, o pintor norte-americano John Singer Sargent fez o retrato de Samuel Pozzi, famoso cirurgião, coleccionador de arte, um Don Juan que nunca falou das suas múltiplas conquistas, anglófono, progressista com uma rede de contactos que o tornou improvável centro gravitacional da Belle Époque parisiense. “O tema — o plebeu com apelido italiano — tem trinta e cinco anos, é belo, usa barba, e está a olhar com confiança por cima do nosso ombro direito. É viril, embora elegante, e gradualmente, após o primeiro impacto causado pelo quadro, quando talvez possamos começar a pensar que ‘tem tudo que ver com o casaco’, percebemos que não é isso. Tem mais a ver com as mãos. A mão esquerda descansa na cintura; a mão direita está encostada ao peito. Os dedos são o que de mais expressivo existe no retrato. Cada um está articulado de forma distinta: completamente esticado, meio dobrado, completamente dobrado. Se nos perguntassem sem mais qual a profissão do homem, poderíamos dizer que seria um virtuoso do piano.”