Novos Talentos Fnac: conheça os vencedores

Já foram divulgados os nomes que se destacaram nas seis categorias da edição de 2021 do concurso que elege novos talentos. Do cinema à música, apresentamos-lhe os vencedores da edição deste ano e os trabalhos premiados.

Foto
D.R.

Chegou a tão aguardada explosão de talentos. Cerca de um mês depois de terem encerrado as candidaturas, já sabemos quem são os artistas emergentes premiados pela edição de 2021 do concurso Novos Talentos Fnac.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Chegou a tão aguardada explosão de talentos. Cerca de um mês depois de terem encerrado as candidaturas, já sabemos quem são os artistas emergentes premiados pela edição de 2021 do concurso Novos Talentos Fnac.

Na categoria de Cinema, destacam-se os nomes femininos. A grande vencedora foi Larrissa Lewandoski Dick, com a curta-metragem “Ivan”.

O júri, constituído por Paulo Trancoso, Tiago Guedes, Margarida Cardoso e Paulo Viveiros distinguiu com menções honrosas, Beatriz Bagulho da Silva, pela curta-metragem de animação “(IN)DIVIDUAL”, e ainda Cláudia Sofia Monteiro Gomes, que dedica “Nata Desta Vida” a um dos doces de pastelaria mais tipicamente portugueses. O pastel de nata, claro.

Na categoria de Música, o grande prémio coube ao colectivo Acácia Maior com o seu segundo single, “Sodade D’Mascrinha”. Com Luis Gomes e Eliana Rosa na voz, Luís Firmino no cavaquinho e guitarra eléctrica e Henrique Silva no cavaquinho, guitarra eléctrica, sintetizadores, drum machine e programações electrónicas.

O júri, constituído por Henrique Amaro, Lia Pereira, Luís Oliveira, Rui Miguel Abreu, distinguiu com menções honrosas Chica, single “Brincar com o Cão” escrito na sequência dos protestos de 2020, em Arroios, Lisboa, resultantes do despejo de pessoas em situação sem-abrigo, pobreza ou precariedade, do Seara – Centro de Apoio Mútuo de Santa Bárbara.

A segunda menção honrosa foi para Beiro, com o tema “Ouvido”, que conta com a letra e voz de João Não.

Estreiam-se nesta edição os primeiros prémios do Novos Talentos FNAC atribuídos aos apaixonados pelo gaming. Na categoria de Videojogos, o grande destaque vai para Rodrigo Silva Pinheiro, com o sample do jogo “NOK”, que explora diferentes ambientes, desde casas a campismos, lançando desafios como procurar os elementos que vão sendo propostos. As decisões couberam ao júri, constituído por Ricardo Flores, Isaque Sanches, André Santos e Alexandre Barbosa.

Ainda na mesma categoria, receberam menções honrosas Simão Henrique Pinho Gonçalves, com “Glowfall”, e Nuno Miguel Pereira Martins, com “Sofia and the Barbarian”.

Na categoria de Escrita — que integrou no painel de jurados Conceição Garcia, Dulce Maria Cardoso, Afonso Cruz e João Tordo — o grande vencedor foi Pedro Antunes Valente com o conto “Susana”. As duas menções honrosas foram para Frederico João Lourenço da Silva Pereira, com “Glória”, e para Inês Matos Andrade, “Prova de Vida”.

Na arte de captar o mundo através da lente, a vencedora é Mónica Silva, com “Não Lugares”, indo as duas menções honrosas para Polly Hummel, com “Kuss Den Frosch”, e para Nuno André Ribeiro Braumann, com “Braga European Be[a]st Destination.”

Fotogaleria
Mónica Silva

O painel de jurados da categoria de Fotografia contou com Mário Cruz, Augusto Brázio, Francisco Feio, Sérgio B. Gomes.

Por último, na categoria de Ilustração, o grande prémio foi Hugo Alexandre Ribeiro Henriques, com “Contos do Paul”. As duas menções honrosas vão para Margarida Gonçalves de Lemos, com “Stilness” e para Pedro Pires Gomes, com “Day Off”.

Fotogaleria
Hugo Alexandre Ribeiro Henriques

Conheça tudo sobre a edição de 2021 dos Novos Talentos FNAC no site da iniciativa.

Advertisement