Lufthansa estreia-se nos Açores: um “sinal fortíssimo” da retoma do turismo
A companhia alemã aterrou pela primeira vez, no domingo, no Aeroporto João Paulo II. É o início da rota entre São Miguel e Frankfurt, que deverá levar cerca de 4 mil turistas ao arquipélago no Verão. “Um dia histórico”, aplaude o Turismo dos Açores. Em Junho, é a vez da Swiss começar a ligar a ilha a Genebra.
Confirmada em Fevereiro, a primeira rota açoriana da Lufthansa foi inaugurada este domingo: o avião aterrou em Ponta Delgada vindo de Frankfurt, tal como fará todos os domingos.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Confirmada em Fevereiro, a primeira rota açoriana da Lufthansa foi inaugurada este domingo: o avião aterrou em Ponta Delgada vindo de Frankfurt, tal como fará todos os domingos.
O voo tem uma duração de quatro horas e meia (3037 km ou 1640 milhas aéreas, indica a Lufthansa) e é realizado num Airbus A321 com 179 lugares. O valor ida-e-volta anunciado começa em 169 euros.
“Esta é uma notícia muito boa para o turismo das ilhas dos Açores, que tem um grande potencial de crescimento”, comentou Patrick Borg Hedley, director-geral de vendas da companhia em Portugal. “As pessoas querem viajar e os Açores oferecem tudo o que é preciso para uma viagem segura. Há tanto para oferecer nesta ilha, não só nesta ilha, mas em todo o arquipélago”, elogiou, acrescentando: “É verdadeiramente seguro por natureza” — não em vão, é o novo slogan da região.
A opinião é partilhada pelo Governo Regional dos Açores e pela Associação de Turismo do arquipélago, que consideram que a estreia sinaliza a retoma do sector turístico da região, cujos números desceram drasticamente desde que foi declarada a pandemia.
“É um sinal fortíssimo, era necessário depois destes longos meses de alguma paragem que, de facto, algo de novo acontecesse. A Lufthansa está cá pela primeira vez e esperemos que isso seja o primeiro [voo] de muitos”, declarou o secretário do Transportes, Turismo e Energia do Governo dos Açores, Mário Mota Borges, citado pela Lusa. Borges foi um dos responsáveis que integrou a comitiva açoriana de recepção ao primeiro voo, que apresentou uma taxa de ocupação de cerca de 80%.
O secretário regional considerou o início da ligação o “reconhecimento” do potencial turístico dos Açores e disse esperar que a operação “contagie outros mercados”. Esperemos que este ano, quer com esta companhia, quer com outras, de facto a retoma do sector turístico seja uma realidade e consigamos já antever o que será o próximo ano com uma certa normalidade”, afirmou.
O presidente da Associação de Turismo dos Açores, Carlos Morais, enalteceu a operação que perspectiva levar cerca de 4 mil passageiros oriundos do mercado alemão, o segundo mercado turístico com mais peso nos Açores (o primeiro é o mercado nacional).
“Hoje é um dia histórico para o turismo dos Açores, sendo que uma das maiores companhias aéreas no mundo está a fazer o seu primeiro voo para a região autónoma dos Açores. São 22 rotações e um mercado importantíssimo para os Açores”, defendeu.
A operação “vai ter efeitos naquilo que nós queremos o mais urgente possível, dentro das limitações, que é a retoma do turismo. E hoje começa-se a respirar essa retoma”.
Outra companhia do grupo alemão irá também voar para os Açores, confirmou a Lufthansa: a Swiss começa a voar entre Ponta Delgada e Genebra a 25 de Junho num novo Airbus 220.