É sabido que o contexto socioeconómico do aluno tem impacto no seu desempenho académico – os vários anos de evidência de estudos PISA e outros estudos relevantes mostram isso mesmo, que alunos provenientes de condições socioeconómicas mais desfavorecidas tendem a apresentar resultados escolares mais baixos. Quando falamos de equidade na educação, e adotando a perspetiva da OCDE, consideramos que esta significa que os resultados dos alunos são apenas determinados pelas capacidades e pelo esforço dos alunos e não por fatores não controláveis pelo mesmo, como o seu contexto socioeconómico, a sua etnia ou género. Isto é, estaremos perante escolas equitativas e sistemas educativos equitativos quando a cada aluno forem dadas as mesmas oportunidades para realizarem o seu potencial de aprendizagem, e quando os resultados dos alunos não dependerem de fatores pessoais e circunstanciais, mas apenas da sua capacidade e esforço.
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É sabido que o contexto socioeconómico do aluno tem impacto no seu desempenho académico – os vários anos de evidência de estudos PISA e outros estudos relevantes mostram isso mesmo, que alunos provenientes de condições socioeconómicas mais desfavorecidas tendem a apresentar resultados escolares mais baixos. Quando falamos de equidade na educação, e adotando a perspetiva da OCDE, consideramos que esta significa que os resultados dos alunos são apenas determinados pelas capacidades e pelo esforço dos alunos e não por fatores não controláveis pelo mesmo, como o seu contexto socioeconómico, a sua etnia ou género. Isto é, estaremos perante escolas equitativas e sistemas educativos equitativos quando a cada aluno forem dadas as mesmas oportunidades para realizarem o seu potencial de aprendizagem, e quando os resultados dos alunos não dependerem de fatores pessoais e circunstanciais, mas apenas da sua capacidade e esforço.