Portuguesa Béhen estreia-se na Semana da Moda de Londres

O evento acontece de 12 a 14 de Junho num formato híbrido, sob o tema Ambiente, Pessoas, Comunidade e Artesanato.

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A designer Joana Duarte fundou a Behén há dois anos e estreou-se na ModaLisboa em 2020 DR - MODALISBOA

A marca Béhen, da designer portuguesa Joana Duarte, vai estrear-se no calendário oficial da Semana da Moda de Londres, de 12 a 14 de Junho, no qual a dupla Marques'Almeida volta a estar presente. O evento, sob o tema Ambiente, Pessoas, Comunidade e Artesanato, realiza-se num formato híbrido, apostando, ainda assim, sobretudo na componente digital. 

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A marca Béhen, da designer portuguesa Joana Duarte, vai estrear-se no calendário oficial da Semana da Moda de Londres, de 12 a 14 de Junho, no qual a dupla Marques'Almeida volta a estar presente. O evento, sob o tema Ambiente, Pessoas, Comunidade e Artesanato, realiza-se num formato híbrido, apostando, ainda assim, sobretudo na componente digital. 

A London Fashion Week vai apresentar colecções de roupas masculinas e femininas num modelo híbrido, combinando um formato sobretudo digital na plataforma oficial do evento com uma série de “acções físicas”. Estas acções, ainda por especificar, terão de cumprir as directrizes do Governo para controlar a pandemia de covid-19, que ainda mantém restrições em termos de eventos com audiência em espaços fechados.

Segundo a organização, o evento vai celebrar o Ambiente, Pessoas e Comunidade e Artesanato. No alinhamento provisório estão Ahluwalia, av vattev, Bethany Williams, Dilara Findikoglu Ltd, JordanLuca, Liam Hodges, LYPH, Nicholas Daley, Olubiyi Thomas, Per Götesson, Preen by Thornton Bregazzi, PRONOUNCE, Qasimi, Robyn Lynch, Staxx, Teija.

A Marques'Almeida, criada pelos portugueses Marta Marques e Paulo Almeida em 2011 em Londres, é presença habitual no certame há pelo menos uma década. Já a Béhen, criada por Joana Duarte há cerca de dois anos, vai aparecer no âmbito da série DiscoveryLAB, destinada a promover marcas e designers emergentes em “apresentações imersivas” juntamente com a música, tecnologia, arte, fotografia e performance. Outras marcas seleccionadas são Abigail Ajobi, Auroboros, Azura Lovisa, Chloe Baines, Djokic, Maxime, Mayyaagayeva, Noirgaze, Paolo Carzana e Shek Leung.

“Esta é uma importante oportunidade para a marca, porque Londres tem um mercado e uma audiência focados em novos designers”, disse Joana Duarte, num comunicado. Béhen apresentou-se pela primeira vez na ModaLisboa em Março de 2020 e repetiu a presença nas duas edições seguinte, em Outubro de 2020 e Março deste ano. 

O vídeo da colecção Amor com Amor se Paga, a proposta de Joana Duarte para o Resort 2022, a apresentar em Londres, foi filmado em Peniche. Mais uma vez, a marca aposta no upcycling de têxteis antigos e no recuperar de técnicas tradicionais portuguesas, como os bordados e o croché, resultado do trabalho com artesãos de todo o país. 

A plataforma digital da Semana da Moda de Londres foi lançada em Junho passado, tem acesso livre e gratuito e é actualizada durante o ano inteiro para que retalhistas, jornalistas e consumidores possam ver e comprar colecções.