Queda histórica nas audiências dos Óscares em tempo de pandemia
Segundo a Nielsen, os Prémios da Academia cinematográfica norte-americana tiveram apenas 9,85 milhões de telespectadores no domingo, menos de metade do anterior mínimo numa emissão dos Óscares.
As audiências televisivas dos Óscares caíram 58 por cento em relação ao ano passado, seguindo a tendência de outras galas do mundo do espectáculo norte-americano, os Grammy e Globos de Ouro.
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As audiências televisivas dos Óscares caíram 58 por cento em relação ao ano passado, seguindo a tendência de outras galas do mundo do espectáculo norte-americano, os Grammy e Globos de Ouro.
Segundo a Nielsen, os Prémios da Academia cinematográfica norte-americana tiveram apenas 9,85 milhões de telespectadores no domingo, menos de metade do anterior mínimo numa emissão dos Óscares.
A gala de 2020, com 23,6 milhões de telespectadores, havia tido a pior audiência até à data, muito longe dos 55 milhões de telespectadores de 1998, ano em que Titanic triunfou em Hollywood.
Em relação às razões para a descida, críticos de televisão apontam para algumas conjunturais, como o facto de o fecho de salas de cinema nos Estados Unidos devido à pandemia ter feito as grandes produções de Hollywood terem perdido a importância de anos anteriores face a serviços de streaming pela Internet, como a Netflix, mas também a uma tendência de perda de popularidade da televisão em geral.
É ainda apontada a menor disponibilidade dos espectadores para assistir a programas de longa duração como galas (cerca de 4 horas), fragmentação das audiências e possibilidade de o público assistir aos principais momentos, em diferido nas redes sociais.
As alterações ao formato, devido às restrições associadas à pandemia, também terão tornado o espectáculo menos atraente, segundo os críticos.
“A transmissão de domingo na ABC foi mais como um cruzamento entre os Globos de Ouro e o banquete de encerramento de uma convenção longa e aborrecida”, escreveu Mike Hale no The New York Times.
As audiências dos prémios musicais Grammy caíram 51% este ano, em relação a 2020, em linha com o registado com outras galas, como os Globos de Ouro e os Emmy.
Segundo a Nielsen, a audiência dos Grammy transmitidos pela CBS, ficou-se pelos 9,2 milhões de telespectadores — através da televisão e Internet — e foi a mais baixa de sempre.
Os prémios musicais, com estrelas como Beyonce e Taylor Swift, não foram sequer o programa mais visto da semana, ficando atrás da série NCIS.
A queda de 51% surge em linha com a registada na emissão dos Globos de Ouro, cuja audiência ficou 63% abaixo do registado no ano passado, e também com as mais baixas de sempre dos Emmy, no final de 2020.
Tradicionalmente, os Óscares costumam ser o segundo programa com mais audiências no país, depois da final do campeonato de futebol americano, Super Bowl.