As sapatilhas Yeezy de Kanye West alcançam o preço de 1,49 milhões de euros

Um novo recordo mundial para a venda de um par de ténis e o preço mais elevado alguma vez pago por uns Nike Air Yeezy.

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Allison Joyce/Reuters

Os protótipos dos Nike Air Yeezy, de Kanye West, que fizeram chegar as sapatilhas de atletismo às passerelles de moda, foram vendidas por 1,49 milhões de euros, um novo recorde mundial para um par de ténis, anunciou a Sotheby’s, nesta segunda-feira.

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Os protótipos dos Nike Air Yeezy, de Kanye West, que fizeram chegar as sapatilhas de atletismo às passerelles de moda, foram vendidas por 1,49 milhões de euros, um novo recorde mundial para um par de ténis, anunciou a Sotheby’s, nesta segunda-feira.

A venda privada quebrou o actual recorde de leilões no que a sapatilhas diz respeito, muito acima dos aproximadamente 500 mil euros que a Sotheby’s arrecadou em Maio de 2020 com um par de Air Jordan 1, de 1985, concebidos e usados pelo jogador de basquetebol Michael Jordan. O comprador foi a plataforma de investimentos em ténis RARES, que pagou o preço mais alto registado publicamente. A RARES é líder em propriedades fraccionadsa, permitindo aos utilizadores investir em ténis através da compra e negociação de acções.

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As sapatilhas que foram a leilão Joyce Zhou/Reuters

Os sapatos em questão, Nike Air Yeezy 1, foram os primeiros exemplares para a linha desenvolvida por West e Mark Smith para a Nike, e foram revelados durante a actuação do rapper nos Grammy de 2008. Os protótipos de couro preto, tamanho 12, têm uma tira de antepé Yeezy, fechos de renda, um medalhão com um “Y” e a assinatura da marca em rosa. West usou-os em algumas das suas actuações mais emotivas como “Hey Mama” e “Stronger”, desencadeando um frenesim nas redes sociais entre os amantes da moda. Mais tarde, o par foi vendido num leilão solidário, e foi posto à venda este mês na Sotheby's pelo coleccionador Ryan Chang, de Nova Iorque.

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O cantor com o par de ténis num concerto em 2008 Mike Blake/Reuters

West terminou a sua colaboração com a Nike em 2013 e levou a sua marca para a Adidas, que lhe trouxe um volume de vendas estimado em cerca de 1,43 mil milhões de euros em 2020, de acordo com a Forbes.

“O nosso objectivo ao comprar um sapato tão icónico — e um pedaço de história — é aumentar a acessibilidade e empoderar as comunidades que criaram a cultura das sapatilhas como ferramentas para ganhar liberdade financeira através da RARES”, justificou Gerome Sapp, co-fundador e CEO da plataforma. 

Brahm Wachter, chefe de streetwear e coleccionáveis modernos da Sotheby's, declarou: “A venda fala muito do legado de Kanye como um dos mais influentes designers de roupa e sapatilhas do nosso tempo.”