Quatro distritos do continente e Açores sob aviso amarelo devido à chuva
Aveiro, Viseu, Coimbra e Leiria estão com o aviso amarelo não só devido à previsão de precipitação, por vezes forte e persistente, mas também por causa da possibilidade de trovoada. Grupos central e ocidental dos Açores também estão sob o mesmo alerta.
Quatro distritos do continente e os grupos central e ocidental dos Açores estão esta quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de precipitação por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Quatro distritos do continente e os grupos central e ocidental dos Açores estão esta quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de precipitação por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Aveiro, Viseu, Coimbra e Leiria estão com o aviso amarelo não só devido à previsão de precipitação, por vezes forte e persistente, mas também por causa da possibilidade de trovoada entre as 13h e as 18h desta quarta-feira.
O IPMA colocou também os grupos central (Graciosa, Faial, Pico, Terceira e São Jorge) e ocidental (Flores e Corvo) sob aviso amarelo por se prever chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoada, e vento forte.
No grupo ocidental, o aviso amarelo de precipitação está em vigor até às 9h de quinta-feira e o de vento entre as 15h de quarta-feira e as 21h de quinta-feira. Segundo o IPMA, no grupo central o aviso amarelo devido à chuva vai estar em vigor entre as 12h desta quarta-feira e as 12h de quinta-feira e o de vento entre as 15h desta quarta-feira e as 21h de quinta-feira.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica. O IPMA prevê para esta quarta-feira no continente céu muito nublado, períodos de chuva no litoral oeste, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, tornando-se mais intensa e persistente nas regiões norte e centro a partir da tarde e passando a regime de aguaceiros no fim do dia.
Está também prevista a possibilidade de ocorrência de trovoada a partir da tarde e vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando por vezes forte nas terras altas das regiões centro e sul a partir da tarde. A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida da temperatura máxima.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 6 graus Celsius (na Guarda) e os 14 (em Lisboa) e as máximas entre os 11 (na Guarda) e os 22 (em Faro). O IPMA prevê nos grupos ocidental e central períodos de céu muito nublado, chuva e aguaceiros e vento forte com rajadas até 85 quilómetros por hora. Para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) está previsto céu muito nublado com abertas, períodos de chuva e aguaceiros e vento oeste moderado, rodando para sudoeste e tornando-se fresco a muito fresco com rajadas até 65 quilómetros por hora.
Em Santa Cruz das Flores, as temperaturas vão variar entre os 18 e os 21 graus, na Horta entre os 16 e os 21, em Angra do Heroísmo e em Ponta Delgada entre os 15 e os 20 graus.