Circuito mundial de surf: etapa de Peniche? Só em 2022
A etapa portuguesa do circuito mundial de surf, que estava marcada inicialmente para Fevereiro – e foi adiada devido à pandemia de Covid-19 – fica adiada para a próxima época. Este é o primeiro ano, desde 2009, que Peniche não recebe os melhores surfistas do mundo. A competição só regressará a Supertubos em 2022, anunciou a World Surf League (WSL), que assim excluiu a etapa portuguesa do calendário.
Do calendário para a segunda metade da temporada do Championship Tour (CT) consta também o cancelamento da etapa de J-Bay, na África do Sul, e o agendamento de uma nova etapa no México, a surgir pela primeira vez em 15 anos, e que substitui a prova de Santa Cruz, nos Estados Unidos.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Do calendário para a segunda metade da temporada do Championship Tour (CT) consta também o cancelamento da etapa de J-Bay, na África do Sul, e o agendamento de uma nova etapa no México, a surgir pela primeira vez em 15 anos, e que substitui a prova de Santa Cruz, nos Estados Unidos.
Assim sendo, e olhando para a calendarização do que falta desta época do CT, depois da perna australiana que está a decorrer, a acção segue para a Califórnia, com a etapa do Surf Ranch de Kelly Slater, entre 25 e 27 de Junho.
Segue-se depois a nova etapa de Barra de La Cruz, no México, agendada para 5 a 15 de Julho. No mês de Agosto, é tempo de rumar ao Brasil com o Oi Rio Pro, em Saquarema, de 11 a 16. Os melhores surfistas do mundo enfrentam depois a onda de Teahupoo, Tahiti, de 22 de Agosto a 01 de Setembro. Nota para o facto de as mulheres voltarem esta época a competir nesta onda, onde não marcam presença desde 2006.
A WSL tem depois a derradeira paragem em Lower Trestles, na Califórnia, para a grande final de 8 a 17 de Setembro. Será nesse evento final que se vai conhecer o campeão mundial.
A WSL anunciou ainda o calendário das Challenger Series, ou seja, as etapas do mundial de qualificação que valem 10000 pontos. Boas notícias para Portugal que mantém a etapa da Ericeira, de 20 a 26 de Setembro, embora perca a dos Açores. Além de Portugal, a prova decorrerá ainda em Huntington Beach (EUA), Hossegor (França), e Havai, em Haleiwa e Sunset Beach.
Mas há mais etapas do circuito mundial de qualificação que passam por Portugal: a etapa portuguesa QS3000 em Santa Cruz, Torres Vedras, está prevista para 11 a 16 de Maio e a da Costa de Caparica para 18 a 23 do mesmo mês. O Pro Júnior Europeu, que terá quatro etapas, tem também etapa agendada para Portugal: será em Espinho, de 6 a 10 de Setembro.
Próximas provas do CT
- 2 a 12 de Maio: Boost Mobile Margaret River Pro pres. pela Corona, Austrália
- 25 a 27 de Junho: Jeep Surf Ranch Pro, Lemoore, Califórnia, Estados Unidos
- 5 a 15 de Julho: Corona Open Mexico presented by Quiksilver, Barra de La Cruz, México
- 11 a 16 de Agosto: Oi Rio Pro presented by Corona, Saquarema, Brasil
- 22 de Agosto a 1 de Setembro: Outerknown Tahiti Pro, Teahupo'o, Tahiti
- 8 a 17 de Setembro: Rip Curl WSL Finals, Lower Trestles, Califórnia, Estados Unido.
Acompanhe todas as novidades do circuito na Onda do Surf by Jeep.