Joe Berardo inaugura mais um museu a 24 de Abril: o Museu Berardo Arte Deco

O B-MAD, situado em Alcântara, em Lisboa, incide nas colecções de Arte Nova e Arte Déco do coleccionador e empresário português, incluindo recentes aquisições inéditas.

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enric vives-rubio

O novo Berardo – Museu Arte Deco (B-MAD) abre a 24 de Abril, em Alcântara, em Lisboa, com uma exposição baseada nas colecções de Arte Nova e Arte Deco do coleccionador e empresário Joe Berardo, incluindo recentes aquisições inéditas, revelou esta terça-feira a organização.

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O novo Berardo – Museu Arte Deco (B-MAD) abre a 24 de Abril, em Alcântara, em Lisboa, com uma exposição baseada nas colecções de Arte Nova e Arte Deco do coleccionador e empresário Joe Berardo, incluindo recentes aquisições inéditas, revelou esta terça-feira a organização.

O B-MAD é uma iniciativa privada da Associação de Colecções, que terá inauguração oficial a 23 de Abril, e abrirá ao público no dia seguinte, num edifício antigo adaptado para o efeito. A entrada será gratuita até ao final do mês de Maio.

A abertura do novo museu localizado no número 28 da Rua 1.º de Maio, em Alcântara, estava inicialmente prevista para 2017, tendo sido depois adiada para Julho de 2019, mas foi sofrendo mais atrasos devido a “complexas obras de remodelação e adaptação do edifício antigo que tinha uso residencial”, explicou o coleccionador no início desse ano.

Concluídas as obras, o B-MAD inicia a sua actividade com uma exposição inaugural comissariada por Márcio Alves Roiter, fundador e presidente do Instituto Art Déco Brasil, no Rio de Janeiro, e por Emmanuel Bréon, especialista em arte dos anos 1920 e 1930, e antigo director do Musée des Années 30, em Paris, segundo o comunicado.

A exposição “procura recriar a ambiência de várias épocas inspiradas pelas artes decorativas da última década do século XIX ao despoletar da Segunda Guerra Mundial”, e um dos grandes desafios consistiu na colocação dos objectos nas salas, “respeitando o lado didáctico”.

Na colecção estão reunidas peças de criadores da época como Jacques-Émile Ruhlmann, Alfred Porteneuve, Jean-Michel Frank, Jacques Adnet, Leleu, Sornay, Dufrêne, Follot, Jallot, Majorelle, Kiss, René Lalique, Brant, Puiforcat e Perzel, nas componentes da arte decorativa  móveis, trabalhos em ferro, candeeiros, objectos de vidro, cerâmica, arte da mesa e pratas  associadas a obras de pintura, escultura, desenho, moda e joalharia.

A mostra que é inaugurada no novo museu inclui ainda pranchas de August Herborth, trabalhos datados de 1920 a 1930, que exploram a temática marajoara – um tipo de cerâmica trabalhada pelas tribos indígenas que habitavam a ilha brasileira de Marajó na foz do rio Amazonas, Brasil, durante o período pré-colonial, de 400 a 1400 d.C.

Segundo o comissário Márcio Alves Roiter, citado no comunicado, “a Colecção Berardo de Art Déco, formada principalmente nos últimos trinta anos por peças encontradas em diversas partes do mundo, é um símbolo e um resumo da universalidade deste estilo e movimento das primeiras décadas do século XX”.

“Arte e indústria nunca mantiveram diálogo tão sofisticado na história das artes decorativas. Da utopia ‘arte para todos’, pretendida pelo estilo precedente, o Art Nouveau, nascia, ao redor de 1920, um verdadeiro estilo, uma estética, que se tornaria presente em todas as áreas da criação humana”, contextualiza o comissário, elogiando a diversidade da colecção Berardo neste estilo.

Também o outro comissário da exposição, Emmanuel Bréon, citado no mesmo comunicado, reforça a raridade da colecção por se “interessar por todos os componentes da arte decorativa, sabendo reunir, num mostruário notável, uma colecção muito representativa do estilo 1925 que o mundo inteiro redescobre hoje”.

As colecções de Arte Nova e Arte Deco de José Berardo já foram alvo de exposições, nomeadamente na Fundação de Serralves, no Porto, no Sintra Museu de Arte Moderna – Colecção Berardo, no Museu Colecção Berardo, em Lisboa, no Centro das Artes Casa das Mudas, na ilha da Madeira, no Bacalhôa Adega Museu, em Azeitão, e em diversas instituições museológicas estrangeiras.

Por seu turno, citado também no comunicado da organização, José Berardo diz que “este é mais um sonho tornado realidade, feito de vários desejos: o desejo de preservar estas magníficas obras de arte, o desejo de as tornar acessíveis ao público, e o desejo constante de contribuir para a preservação do património e a promoção da cultura no mundo, a partir do país”.

Da colecção, fazem parte os desenhos originais de Ruhlmann da Casa de Serralves, no Porto, ícone da arquitectura civil déco, que serão expostos no novo museu, juntamente com parte dos mais de cinco mil desenhos originais de pratas da Ourivesaria Reis e Filhos, também do Porto, da qual o empresário conserva também todo o recheio de mobiliário, no estilo Arte Nova.

“Ainda deste estilo, a Associação preserva a totalidade do mobiliário da Casa Vicent, juntamente com o recheio da Casa Império, ambas do Porto, a serem apresentadas num novo museu”, indica a mesma fonte.

Este novo equipamento cultural de Lisboa terá espaço de recepção e loja, acesso a um jardim com esplanada, idealizado no estilo déco, e funcionará todos os dias, das 10h às 19h, excepto a 25 de Dezembro e a 1 de Janeiro, com visitas guiadas.

O projecto para criação do novo museu reabilitou a antiga residência de veraneio do então Marquês de Abrantes, mandada construir na primeira metade do século XVIII, que tinha como primeira habitação o Palácio de Santos, ou Palácio de Abrantes, actual Embaixada de França em Lisboa.

José Berardo, que detém vários museus privados no país, exibe também parte da sua colecção de arte moderna e contemporânea no Museu Colecção Berardo, instalado desde 2007 no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, no âmbito de um acordo de comodato com o Estado.

Detém ainda, no Bombarral, o Buddha Eden Garden, com cerca de 35 hectares, instalado na Quinta dos Loridos, onde se encontram centenas de figuras orientais como budas, pagodes, estátuas de terracota e outras esculturas. Em 2010, abriu o Underground Museum em Sangalhos, Anadia, ligado à enologia, num espaço subterrâneo onde exibe colecções de arte africana, fósseis, cerâmica, minerais e azulejo antigos. Em Estremoz, distrito de Évora, numa parceria com a autarquia local, abriu em 2020 um museu dedicado à sua colecção de azulejos, com exemplares do século XV até à actualidade.