Mais de 18 mil contentores bloqueados e 400 navios à espera — o Ever Given em números

O Ever Given esteve parado no Suez e bloqueou o transporte de produtos para várias partes dos globo. São cerca de 400 navios à espera de voltar a navegar e só no que ficou bloqueado seguiam mais de 18 mil contentores.

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O navio Ever Given — com mais de 18 mil contentores a bordo ​—  que bloqueou o Canal do Suez durante quase uma semana,​ foi desencalhado esta semana. Ao longo destes dias, quase 400 navios ficaram à espera de poder seguir viagem. Os prejuízos são igualmente elevados: podem chegar aos 10.000 milhões de dólares (mais de oito mil milhões de euros). 

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O navio Ever Given — com mais de 18 mil contentores a bordo ​—  que bloqueou o Canal do Suez durante quase uma semana,​ foi desencalhado esta semana. Ao longo destes dias, quase 400 navios ficaram à espera de poder seguir viagem. Os prejuízos são igualmente elevados: podem chegar aos 10.000 milhões de dólares (mais de oito mil milhões de euros). 

400 metros de comprimento

O Ever Given, que integra a nova classe de navio (ultra) grandes (ULCS), na sigla em inglês, de 219 mil toneladas, tem 400 metros de comprimento, 59 de largura (boca), o equivalente a quatro campos de futebol, sendo ainda comparável a um grande arranha-céus, como o Empire State Building, nos Estados Unidos. Este tipo de navios não consegue navegar em alguns canais, como o do Panamá.

20.000 contentores

Este navio japonês, construído em 2018, tem capacidade para transportar 20 mil contentores. Na presente viagem, transportava 18.300.

10% a 12% do comércio mundial

Com 190km de comprimento, o Canal do Suez encurta enormemente a distância entre a Europa e a Ásia, com forte reflexo nos custos. Estima-se que por ele passam 10% a 12% do comércio marítimo mundial e 25% da carga contentorizada.

400 navios em espera

O número de navios no mar Vermelho, no Mediterrâneo, e no lago interior do canal avolumou-se. Este domingo, o presidente da Autoridade do Canal do Suez, Osama Rabie, apontava para 369 navios a aguardar luz verde para atravessar o canal e outros terão chegado entretanto. Muitos navios, com maiores reservas de combustível, já procuram outras rotas, o que encarece substancialmente o custo do transporte.

De 6000 a 10.000 milhões de prejuízos

As seguradoras fazem contas aos avultados prejuízos da carga imobilizada. Só a alemã Allianz estima prejuízos de 6000 a 10.000 milhões de dólares por semana de bloqueio.