O Ever Given mexeu-se mas continua encalhado

Operações no canal do Suez permitiram mexer o leme e a popa, mas o navio continua encalhado e o canal bloqueado. Há 321 cargueiros à espera na região.

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Imagem de satélite distribuída neste sábado SATELLITE IMAGE 2020 MAXAR TECHNOLOGIES (via Reuters)

Mexeu-se, mas pouco. E não foi o suficiente. As operações para soltar o navio Ever Given, encalhado desde terça-feira, recomeçaram às 14h30 deste sábado (menos duas horas em  Portugal continental) mas foram suspensas por volta das 21h locais, sem que tivessem libertado o cargueiro, que tem 18.700 contentores a bordo. Os trabalhos recomeçam domingo de manhã, para tentar aproveitar a próxima maré alta.

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Mexeu-se, mas pouco. E não foi o suficiente. As operações para soltar o navio Ever Given, encalhado desde terça-feira, recomeçaram às 14h30 deste sábado (menos duas horas em  Portugal continental) mas foram suspensas por volta das 21h locais, sem que tivessem libertado o cargueiro, que tem 18.700 contentores a bordo. Os trabalhos recomeçam domingo de manhã, para tentar aproveitar a próxima maré alta.

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Osama Rabie, presidente da entidade gestora do Canal do Suez, numa conferência nesta tarde de sábado Mohamed Abd El Ghany/Reuters

Até ao momento, foram tirados junto da proa cerca de 20 mil metros cúbicos de areia (cerca de 7000 toneladas ou o volume de oito piscinas olímpicas), além de 9000 toneladas de águas de lastro dos tanques do navio. Mas nem assim foi possível desencalhar o navio da empresa japonesa Shoei Kisen Kaisha, que ficou preso na parte sul da travessia entre o mar Vermelho e o Mediterrâneo. Há 321 cargueiros parados devido à suspensão total da navegação no canal. As esperanças estão agora no reforço de rebocadores. Se nem assim for possível mover o barco, vai ser necessário retirar contentores do Ever Given, para aliviar o peso. Uma tarefa já de si difícil, ainda mais complicada pelas condições meteorológicas e as correntes fortes. 

O presidente da entidade gestora do canal, Osama Rabie, revelou que “a popa começou por mover-se e isso foi um sinal positivo até às 21h”. “Mas depois a maré caiu significativamente e tivemos de parar [as operações].Esperávamos que a qualquer momento o navio pudesse deslizar e afastar-se do ponto onde encalhou.”

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Vista de satélite sobre o navio encalhado no canal que liga o mar Vermelho ao Mediterrâneo UGC UGC/Reuters

A proa do porta-contentores, de 219 mil toneladas e com um comprimento de 400 metros (equivalente a quatro campos de futebol), “está mesmo presa na argila arenosa, mas a popa não, o que é positivo”, descreve Peter Berdowski, presidente da empresa holandesa que foi chamada pelo Egipto para ajudar nas operações.

Mas se o problema persistir, acrescenta Berdowski, vai ser necessário tirar uns 600 contentores do Ever Given. A grua para isso deverá chegar ainda neste fim-de-semana àquele local, mas alguns especialistas levantam reservas contra essa operação, avisando que é muito complexa e lenta.

“Se não conseguirmos libertá-lo na próxima semana, teremos de remover uns 600 contentores da proa para reduzir o peso. Isso atrasar-nos-á uns dias, pelo menos, porque saber onde vamos colocar esses contentores é outro puzzle”, frisou.

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Os trabalhos foram retomados esta tarde, com oito rebocadores no local e máquinas que continuam a extrair areia SATELLITE IMAGE 2020 MAXAR TECHNOLOGIES (VIA REUTERS)

“Os rebocadores terão uma capacidade combinada de 400 toneladas. Esperamos que a conjugação deles com as dragagens na proa e a subida da maré possa permitir libertar o navio no início da próxima semana.”

EUA oferecem ajuda

Ao fim de cinco dias de bloqueio de uma importante via de tráfego naval, por onde passam 12 a 15% do comércio mundial, o Presidente dos EUA ofereceu ajuda.

“Temos equipamento e capacidades que a maioria dos países não tem. Estamos a analisar que ajuda podemos dar”, disse Joe Biden, na sexta-feira, quando se encontrava no estado do Delaware.

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Vista da região do canal junto ao mar Vermelho, onde se acumulam outros cargueiros à espera SATELLITE IMAGE 2020 MAXAR TECHNOLOGIES (VIA REUTERS)

O “engarrafamento” continua a engrossar enquanto não se reabre à navegação os 193,3 quilómetros da ligação entre o mar Vermelho e o mar Mediterrâneo. Algumas companhias já reorientaram alguns dos cargueiros que continuavam à espera.

A Maersk, líder mundial do sector, tinha 22 navios atrasados e informou que dois deles já mudaram de rota e rumaram a sul, para contornarem o Cabo da Boa Esperança. Uma opção que torna a viagem mais longa e demorada, acrescentando entre oito a 12 dias. A procura de rotas alternativas já começou, mas encarece significativamente os custos de transporte, numa altura em que o mundo já estava a braços com uma subida de preços devido à escassez de contentores face ao crescimento da procura durante a pandemia.

Com a navegação no Suez completamente suspensa, o custo de transporte quase duplicou nos últimos dias. As taxas para a indústria petrolífera subiram 70% até sexta-feira, mostrando bem como é que um navio encalhado devido a uma tempestade de areia e ventos fortes pode afectar toda a cadeia de valor e acabar por se fazer sentir no bolso dos próprios consumidores: o petróleo do mar do Norte manteve durante toda a semana a valorização de cerca de 6% que registou logo ao fim de 24 horas.

Prejuízo semanal pode ir aos 10 mil milhões

Com os seus 193,3 quilómetros de extensão, o canal do Suez encurta significativamente o transporte de bens entre a Ásia e a Europa, por exemplo. Em 2020, passaram por ali 4,4% dos barris diários de petróleo exportados por via marítima no planeta.

Calcula-se que o valor dos bens parados na região devido ao bloqueio já ultrapasse os dez mil milhões de dólares (cerca de 8500 milhões de euros). A seguradora alemã Allianz estimou prejuízos de 6000 a 10.000 milhões de dólares por semana de bloqueio.

Diversas indústrias, desde o comércio à manufactura, que estão em alerta devido ao bloqueio, que está a atrasar diferentes cadeias de abastecimento. Do café ao papel higiénico, dos semicondutores aos combustíveis como o Gás Natural Liquefeito ou o petróleo, o impacto será global, piorando ainda mais a situação de indústrias que praticam a gestão de stock just in time, como é o caso dos fabricantes de automóveis.