Comissão Europeia lança página de acesso aberto para publicação de artigos científicos
É um serviço que está à disposição dos investigadores financiados pelos programas europeus Horizonte Europa (2021-2027) e Horizonte 2020.
A Comissão Europeia lançou esta quarta-feira a plataforma online Investigação Aberta na Europa, para a publicação de documentos científicos disponível para todos os investigadores ou cidadãos e com acesso aberto e gratuito.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A Comissão Europeia lançou esta quarta-feira a plataforma online Investigação Aberta na Europa, para a publicação de documentos científicos disponível para todos os investigadores ou cidadãos e com acesso aberto e gratuito.
Em comunicado, o executivo comunitário indica que a plataforma digital “dá directamente resposta às principais dificuldades frequentemente associadas à publicação de resultados científicos, incluindo os atrasos e obstáculos à reutilização dos resultados e os custos elevados”.
Em concreto, o site Investigação aberta na Europa (Open Research Europe) é “um serviço facultativo que está à disposição dos beneficiários do Horizonte Europa e do Horizonte 2020, a fim de que possam respeitar as respectivas condições de financiamento para um acesso aberto imediato e gratuito”, acrescenta a instituição.
A plataforma irá, assim, divulgar os resultados dos trabalhos de investigação financiados pelo Horizonte Europa, o programa de financiamento da investigação e da inovação da União Europeia para 2021-2027 e pelo seu antecessor, o Horizonte 2020.
De momento, foram já publicados cerca de 40 artigos científicos provenientes de sectores da investigação muito diversos, que estão à disposição da comunidade científica para leitura.
Com este projecto, a Comissão Europeia tenciona apoiar as práticas da ciência aberta e promover a transparência do processo de publicação, tentando motivar outros financiadores, em especial a nível nacional, a fazerem o mesmo, adianta a instituição.