Vulcão entra em erupção na Islândia, perto de Reiquejavique
Erupção em Fagradalsfjall segue-se a vários abalos durante as últimas semanas.
Um vulcão no sudoeste da Islândia, na Península de Reykjanes, entrou em erupção esta sexta-feira, depois de milhares de abalos naquela área durante as últimas semanas, informou o departamento meteorológico do país.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Um vulcão no sudoeste da Islândia, na Península de Reykjanes, entrou em erupção esta sexta-feira, depois de milhares de abalos naquela área durante as últimas semanas, informou o departamento meteorológico do país.
Cerca de quatro horas depois da erupção inicial, que aconteceu pelas 20h45 (hora na Islândia, a mesma em Portugal continental), a lava cobria cerca de um quilómetro quadrado.
Foi a primeira erupção desde o século XII na península, localizada a sudoeste da capital Reiquejavique. Trata-se de uma zona de actividade sísmica intensa e registou pelo menos 40 mil pequenos terramotos nas últimas semanas.
“A erupção vulcânica começou em Fagradalsfjall”, informou o Instituto Meteorológico da Islândia (IMO, na sigla em inglês) no Twitter, referindo-se a uma montanha localizada a cerca de 30 quilómetros a sudoeste da capital.
Volcanic eruption has begun in Fagradalsfjall. Flight color code is red but very little turbulence is seen on seismometers.
— Icelandic Meteorological Office - IMO (@Vedurstofan) March 19, 2021
As fotografias de sites de meios de comunicação locais mostraram um céu nocturno com tons de um vermelho brilhante.
A new video of the eruption at Geldingardalur valley in Reykjanes peninsula. Taken from the Coast Guard helicopter. #Reykjanes #Eruption #Fagradalsfjall pic.twitter.com/B862heMzQL
— Icelandic Meteorological Office - IMO (@Vedurstofan) March 19, 2021
O tráfego aéreo de entrada e saída do Aeroporto Internacional de Keflavik foi interrompido, informou ainda o Instituto Meteorológico. Um helicóptero com pessoal científico foi destacado para avaliar a dimensão da erupção, avançou ainda o IMO à Reuters.
O departamento de Protecção Civil islandês pediu à população para se manter calma e não se aproximar do local da erupção.
An eruption has started at Fagradalsfjall.
— Almannavarnir (@almannavarnir) March 19, 2021
We ask people to stay calm and not under any circumstances go close to the eruption site or on Reykjanesbraut. First responders need to be able to drive freely to assess the situation. Scientists are working on assessing the eruption.
Ao contrário da erupção do vulcão Eyjafjallajökull em 2010, que interrompeu cerca de 900 mil voos e obrigou a retirar centenas de islandeses das suas casas, não é esperado que esta erupção lance muitas cinzas ou fumo no ar, indicou o IMO.