Terramoto de magnitude 3,4 sentido na região de Lisboa. Ocorreu em zona que “tem historial de geração de sismos”
Sismo foi registado às 9h51 e não causou danos pessoais ou materiais. IPMA diz que epicentro se localizou a cerca de 10km a noroeste de Alcochete. O sismo ocorreu na mesma zona do terramoto de 1531 e do “sismo de Benavente” (1909).
Um sismo de magnitude 3,4 na escala de Richter foi sentido na região de Lisboa na manhã desta quinta-feira, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Um sismo de magnitude 3,4 na escala de Richter foi sentido na região de Lisboa na manhã desta quinta-feira, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
“O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente um sismo de magnitude 3,4 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de dez quilómetros a noroeste de Alcochete”, lê-se no comunicado do IPMA. “Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) na região de Lisboa.”
Nas redes sociais, há relatos de que o abalo foi sentido em Lisboa, Sintra e Oeiras, entre outras zonas da Grande Lisboa. Segundo vários testemunhos submetidos na página do Centro Sismológico Euro-Mediterrânico, o sismo foi sentido durante menos de dez segundos. “Tremor ligeiro, curto”, escreve uma testemunha de Vila Franca de Xira. “Cinco a dez segundos bem sentidos”, escreve outra, de Odivelas. “Um abanão violento e a casa abanou toda com grande oscilação, diria que menos de 3 segundos”, refere uma testemunha de Alcochete.