Mais de metade dos idosos com mais de 80 anos já receberam a primeira dose da vacina

Nos últimos sete dias foram vacinadas 85.498 pessoas contra a covid-19 em Portugal. Ao todo, 341.034 já receberam as duas doses da vacina.

Foto
16% dos idosos com mais de 80 anos já se encontram completamente imunizados Rui Gaudencio

Há 341.034 pessoas que já receberam as duas doses da vacina contra a covid-19, mais 46.033 do que semana anterior. Mais de metade dos idosos com mais de 80 anos já recebeu pelo menos uma dose da vacina. A informação foi avançada no relatório semanal de vacinação para a covid-19 da Direcção-Geral da Saúde (DGS), divulgado esta terça-feira. 

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Há 341.034 pessoas que já receberam as duas doses da vacina contra a covid-19, mais 46.033 do que semana anterior. Mais de metade dos idosos com mais de 80 anos já recebeu pelo menos uma dose da vacina. A informação foi avançada no relatório semanal de vacinação para a covid-19 da Direcção-Geral da Saúde (DGS), divulgado esta terça-feira. 

Com 3% da população portuguesa já imunizada contra a doença causada pela SARS-CoV-2, foram vacinadas na última semana 85.498 pessoas. No total, 827.902 pessoas já receberam pelo menos uma dose da vacina desde o início do plano de vacinação, a 27 de Dezembro de 2020, o que se traduz em 8% da população portuguesa

A faixa etária que abrange pessoas com mais de 80 anos é a que está mais avançada na vacinação, sendo que 53% destes idosos (349.269 pessoas) já receberam pelo menos a primeira dose da vacina; 16% já se encontram completamente imunizados (104.011).

Das 1.468.929 doses recebidas até ao momento, 1.264.093 já foram distribuídas pela população, correspondendo a cerca de 86% das doses.

Lisboa e Vale do Tejo foi a região que vacinou mais pessoas na última semana, com 48.145 doses administradas, seguindo-se o Norte com mais 38.539 vacinações. O Centro contabilizou mais 30.637 doses administradas, o Alentejo 7412, e o Algarve 6518.

Suspensão da vacina da AstraZeneca atrasa plano de vacinação

A vacina da AstraZeneca foi suspensa em Portugal na segunda-feira, seguindo a posição de mais 20 países face aos casos de reacção adversa ao fármaco. Em causa está a suspeita de que a toma da vacina possa estar relacionada com a formação de coágulos sanguíneos, tendo alguns resultado em mortes. Já foram administradas em Portugal cerca de 400 mil doses do fármaco da AstraZeneca e vão ficar agora em armazém cerca de 200 mil doses.

Embora os cientistas não considerem que os casos reportados sejam representativos, o comité de farmacovigilância da Agência Europeia do Medicamento (EMA) reúne-se na quinta-feira para apurar se existe uma relação causal entre a vacinação e a formação de coágulos.

Segundo a agência Reuters, até 10 de Março foram relatados 30 casos de tromboembolismos (quando um coágulo sanguíneo bloqueia uma veia​). Em Portugal, registaram-se apenas dois acasos, confirmou o presidente do Infarmed, Rui Santos Ivo, na segunda-feira, garantindo que se tratavam de situações “de perfil clínico diferente” e que estão em recuperação. 

A suspensão implica um atraso de cerca de duas semanas da operação de vacinação em Portugal. Consequentemente, a vacinação dos professores e funcionários do pré-escolar e 1.º ciclo, prevista para arrancar este fim-de-semana, e a inoculação das pessoas entre os 50 e os 79 anos com doenças de maior risco associado à covid-19 serão afectadas. No entanto, a partir de agora, as doses da Pfizer e da Moderna, reservadas para maiores de 80 anos, vão ser administradas também aos doentes de maior risco.