Jogadores de futebol em campanha de sensibilização: “Não Partilhes, corta a corrente”
Inês Marinho, fundadora da página Não Partilhes, considera “muito importante que qualquer homem fale destes assuntos”.
Quantas histórias conhece de alguém que viu os seus conteúdos íntimos partilhados em grupos nas redes sociais e a sua privacidade violada? Infelizmente, o cenário é comum. A mensagem é clara — “Não partilhes conteúdos íntimos não autorizados”. Os jogadores do clube de futebol Rio Ave juntaram-se às páginas de Instagram Corta a Corrente e Não Partilhes para sensibilizar e alertar para a importância deste tema.
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Quantas histórias conhece de alguém que viu os seus conteúdos íntimos partilhados em grupos nas redes sociais e a sua privacidade violada? Infelizmente, o cenário é comum. A mensagem é clara — “Não partilhes conteúdos íntimos não autorizados”. Os jogadores do clube de futebol Rio Ave juntaram-se às páginas de Instagram Corta a Corrente e Não Partilhes para sensibilizar e alertar para a importância deste tema.
No vídeo da campanha, o médio do Rio Ave, Guga, interrompe uma conversa de vários jovens em que incentivavam à partilha de fotografias íntimas e diz: “Não partilhes, corta a corrente.” É esse o comportamento correcto a ter quando se recebe, acidentalmente, uma fotografia íntima. A iniciativa pretendeu assinalar o Dia Internacional da Mulher, que se celebrou a 8 de Março, e insere-se no projecto Rio Ave Social.
Mas por que é importante ter jogadores de futebol a alertar para temas como a partilha de conteúdos íntimos não autorizados? “Não o fazemos a pensar que o futebol seja machista”, começa por explicar o director de comunicação do Rio Ave, Vítor Ramos, ao PÚBLICO. A iniciativa é sim, sublinha, uma forma de “aproveitar a força mediática que o futebol tem para causas importante”.
Inês Marinho, fundadora da página Não Partilhes, foi contactada pelo clube e são agora parceiros nesta causa, explica ao PÚBLICO. “Acho muito importante que qualquer homem fale destes assuntos, pois a grande parte das vítimas são mulheres. E a maior parte dos agressores são homens”, sublinha a jovem. Por isso, aplaude a iniciativa: “Talvez seja mais perspicaz entrar na cabeça do agressor para prevenir, do que na cabeça da vítima para se proteger.”
A campanha iniciou-se a 7 de Março quando, num jogo contra o Feirense, os jogadores de ambas as equipas vestiram uma T-shirt alusiva ao tema e tiraram uma fotografia conjunta. Fabio Contreão, Nikola Jambor, Pelé, Júnio Rocha e Guga deram rosto à campanha das redes sociais, quer do clube, quer das páginas Não partilhes e Corta a Corrente.
O Rio Ave Social é um projecto que existe desde 2015, recorda Vítor Ramos, e que tem o objectivo de “alertar para situação que promovam valores de ética e cidadania”. A partilha de conteúdos íntimos não autorizados é uma causa que lhes “diz muito”, “um atentado à condição humana”.
Recentemente, o clube foi também notícia pelo projecto de promoção de leitura do jogador Francisco Geraldes, as “Leituras do Francisco”.