Câmara de Cascais assume competências na saúde e anuncia investimento de 18 milhões

Município tem prevista a construção de dois novos centros de saúde em Cascais e Carcavelos e a ampliação e requalificação das unidades de São Domingos de Rana e Parede.

Foto
Rui Gaudencio

A Câmara Municipal de Cascais vai assumir as competências na área da Saúde e investir cerca de 18 milhões de euros na construção de dois novos centros de saúde e na ampliação de outros dois, foi esta quarta-feira anunciado.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A Câmara Municipal de Cascais vai assumir as competências na área da Saúde e investir cerca de 18 milhões de euros na construção de dois novos centros de saúde e na ampliação de outros dois, foi esta quarta-feira anunciado.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Cascais (distrito de Lisboa), presidida pelo social-democrata Carlos Carreiras, explica que a assunção das competências na área da Saúde decorre de um protocolo assinado entre o município e o Governo.

Com esta transferência de competências “foram dados passos firmes para a criação do Serviço Local de Saúde e Solidariedade Social (SL3S), medida que o município classifica como um dos eixos da sua gestão municipal, em que a Câmara se tem substituído ao Estado Central”, considera Carlos Careiras, citado na nota.

No âmbito desta transferência de competências, o município de Cascais tem previsto um investimento de cerca de 18 milhões de euros na construção de dois novos centros de Saúde (Cascais e Carcavelos) e na ampliação e requalificação das unidades de São Domingos de Rana e Parede.

A Câmara de Cascais indica ainda que estão na fase final as obras de requalificação de uma moradia junto à Escola Secundária de Cascais para instalação do projecto “Bata Branca”.

O objectivo deste projecto, que será desenvolvido em conjunto com a Santa Casa da Misericórdia de Cascais, é “assumir o reforço dos cuidados primários do Serviço Nacional de Saúde” e permitir que todos os munícipes passem a dispor de médico de família, indica a autarquia.