Covid-19: Madeira vacina professores na Páscoa
O presidente do governo madeirense diz que a vacinação dos professores e dos funcionários das escolares dará uma garantia de contenção do número de infecções em ambiente escolar.
O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, anunciou, na quarta-feira, que as autoridades regionais de Saúde vão avançar com a vacinação do pessoal docente e não docente durante as férias da Páscoa.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, anunciou, na quarta-feira, que as autoridades regionais de Saúde vão avançar com a vacinação do pessoal docente e não docente durante as férias da Páscoa.
“Vamos aproveitar o período de interrupção lectiva da Páscoa para iniciarmos a vacinação dos professores e dos funcionários das escolas”, declarou, sublinhando: “Isso vai-nos dar também uma garantia de contenção do número de infecções nas escolas, apesar de as infecções na escola terem origem em factores exteriores.”
Miguel Albuquerque falou à margem de uma visita ao Centro de Interpretação da Floresta da Macaronésia, situada na freguesia de Santo António da Serra, concelho de Santa Cruz, zona leste da ilha.
O presidente do governo da Madeira disse também que a pandemia de covid-19 está “em contenção” no arquipélago, porque as actividades económicas estão em funcionamento e o registo diário de novas infecções é inferior a 100.
“O que nos preocupa agora é termos surtos descontrolados. A pandemia está em contenção. O número [de novos infectados por dia] inferior a 100 dá-nos o conforto de que temos capacidade de resposta dos serviços hospitalares e das unidades de saúde”, disse o chefe do executivo madeirense, de coligação PSD-CDS/PP.
De acordo com os dados mais recentes, o arquipélago da Madeira, com cerca de 260 mil habitantes, regista 1122 casos activos de infecção por SARS-CoV-2, num total de 7337 confirmados desde Março de 2021, e 64 óbitos associados à doença.
Até 8 de Março está em vigor na região autónoma o recolher obrigatório entre as 19h e as 5h nos dias de semana e entre as 18h e as 5h aos fins-de-semana.
As actividades comerciais, industriais e de serviços encerram igualmente entre as 18h e as 5h durante os dias de semana e entre as 17h e as 5h aos fins-de-semana.
As aulas presenciais no 3.º ciclo e no ensino secundário estão também suspensas até à Páscoa, mas os restantes níveis – creches, jardins-de-infância, pré-escolar, 1.º ciclo, 2.º ciclo, ensino profissional e especial – mantêm-se de forma presencial.
Segundo a Direcção Regional de Saúde, entre 31 de Dezembro de 2020 e 28 de Fevereiro de 2021, foram administradas 23.301 vacinas contra a covid-19 na Região Autónoma da Madeira, em que 15.735 correspondem à primeira dose e 7566 à segunda dose.