Rock in Rio adiado para 2022
É o segundo grande festival de Verão português adiado. Novas datas são entre 19 a 27 de Junho do próximo ano.
O festival Rock in Rio Lisboa, agendado para 19, 20, 26 e 27 de Junho deste ano, foi adiado para 2022, anunciou esta terça-feira a organização.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O festival Rock in Rio Lisboa, agendado para 19, 20, 26 e 27 de Junho deste ano, foi adiado para 2022, anunciou esta terça-feira a organização.
“Ao longo destes últimos 11 meses estudámos vários cenários e discutimos em grupos de trabalho, com as autoridades competentes, diferentes medidas que permitissem” concretizar o festival. Porém, “chegada a data limite para iniciarmos as montagens da Cidade do Rock, encontramo-nos ainda (...) em estado de emergência e sem garantias de que, em Junho, estejam reunidas as condições” para concretizar o modelo original do festival, adianta o comunicado assinado pela vice-presidente do Rock in Rio, Roberta Medina.
“Nesse sentido, e porque a saúde e segurança do público são a nossa principal preocupação, adiamos a 9.ª edição do Rock in Rio Lisboa para o próximo ano, mais concretamente para os dias 18, 19, 25 e 26 de Junho de 2022”, concretiza a mensagem.
A 9.ª edição do Rock in Rio Lisboa esteve inicialmente prevista para os dias 20, 21, 27 e 28 de Junho de 2020, mas foi adiada, pela primeira vez, em Abril do ano passado, para os dias 19, 20, 26 e 27 de Junho deste ano, após o decreto do primeiro estado de emergência de resposta à covid-19. Na altura, a organização garantia igualmente a realização da edição de 2022, do festival.
Esta quinta-feira Roberta Medina escreve que, “por esta altura”, a organização estaria “a preparar a entrada de materiais e fornecedores no Parque da Bela Vista [em Lisboa], para dar início à construção de mais uma Cidade do Rock”, envolvendo “directamente mais de 17.600 pessoas e mais de 370 empresas que trabalham para fazer o festival acontecer”.
“Por esta altura estaríamos a todo o vapor a preparar mais uma edição do Rock in Rio Lisboa”, estimando a responsável que a iniciativa atrairia 20 mil turistas e geraria um impacto positivo para a economia superior a 70 milhões de euros.
As novas datas do festival serão os dias 19, 20, 26 e 27 de Junho do próximo ano, no Parque da Bela Vista.
Este é o segundo grande festival de Verão português a anunciar novo adiamento devido à pandemia, depois de na terça-feira o Nos Primavera Sound, no Porto, também ter anunciado que só acontecerá no próximo ano.