Putin destaca papel de Mikhail Gorbatchov no dia do seu 90.º aniversário
O antigo líder da União Soviética contribuiu para o fim do regime e da Guerra Fria.
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, destacou o papel do último líder soviético, Mikhail Gorbatchov, na história do país e do mundo, ao felicitá-lo esta terça-feira pelo seu nonagésimo aniversário.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, destacou o papel do último líder soviético, Mikhail Gorbatchov, na história do país e do mundo, ao felicitá-lo esta terça-feira pelo seu nonagésimo aniversário.
“Você pertence, com razão, ao grupo de pessoas extraordinárias e brilhantes, de estadistas proeminentes da era moderna que exerceram uma influência significativa na história nacional e mundial”, declarou Putin no seu telegrama de congratulações a Gorbatchov, publicado pelo Kremlin.
O Presidente russo acrescentou que é gratificante que a “grande experiência profissional” e o “potencial criativo” de Gorbatchov o ajudem hoje a “participar activamente do trabalho social e educacional popular, prestando atenção à implementação de projectos humanitários internacionais”.
Gorbatchov, por sua vez, afirmou, numa entrevista publicada esta terça-feira pela agência de notícias TASS, que “certamente que as mudanças são necessárias”.
“Não importa como as chamem. As reformas, a perestroika, um processo para o país se mover para uma vida normal e digna para todas as pessoas”, declarou.
Segundo Gorbatchov, a grande causa da sua vida foi a perestroika, processo de mudanças que impulsionou em 1985 enquanto líder do Partido Comunista da União Soviética (URSS).
“O mais importante que conquistámos internamente foi que o povo conquistou a liberdade, acabámos com o sistema totalitário (…). E no cenário internacional, o mais importante foi o fim da Guerra Fria e a redução drástica das armas nucleares”, declarou sobre as conquistas do seu Governo.
O último Presidente da União Soviética vai comemorar o seu aniversário com uma videoconferência com a sua família e amigos, segundo uma fonte próxima, citada pela agência oficial russa RIA Novosti.