Covid-19 em Portugal: mais 76 mortes e 1570 casos. Internamentos descem
Os dados constam do último boletim da Direcção-Geral da Saúde, divulgado neste sábado.
Portugal registou, na sexta-feira, mais 76 mortes por covid-19 e 1570 casos de infecção por SARS-CoV-2, segundo dados do boletim da Direcção-Geral da Saúde (DGS) divulgado neste sábado.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Portugal registou, na sexta-feira, mais 76 mortes por covid-19 e 1570 casos de infecção por SARS-CoV-2, segundo dados do boletim da Direcção-Geral da Saúde (DGS) divulgado neste sábado.
Há, neste momento, no país menos 300 pessoas internadas e menos 13 em unidades de cuidados intensivos. Esta é a quinta queda consecutiva dos internamentos. Desde 8 de Fevereiro que tem havido quedas diárias no número de hospitalizações, com excepção de 14 de Fevereiro, quando houve mais seis internamentos. A 11 de Fevereiro, houve mais dez pessoas que precisaram de ser internadas em cuidados intensivos. Desde então, também este número tem vindo a registar descidas. No entanto, continua a haver 3284 pessoas nessa situação e 656 que precisam de cuidados intensivos.
O PÚBLICO noticiou este sábado que a pressão nos hospitais provocada pela pandemia poderá continuar a diminuir na próxima semana, com os internamentos a poderem mesmo descer abaixo três mil até ao dia 26 de Fevereiro – valores que não se verificam em Portugal desde o Ano Novo. Apesar da quebra de todos os indicadores prevista pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), continuam a faltam rastreadores de contactos disponíveis.
Desde o boletim de 5 de Janeiro, que registava 80.183 casos activos, que este número não era tão baixo como o verificado neste boletim – 83.526. O relatório da DGS refere que há menos 3556 casos activos.
Um total de 5050 pessoas recuperam da covid-19 no último dia, havendo menos 7968 contactos em vigilância.
Desde o início da pandemia, morreram em Portugal 15.897 e já se confirmaram 796.339 infecções por SARS-CoV-2. No último dia, a região do país onde se registaram mais óbitos foi em Lisboa e Vale do Tejo (36), onde se contabilizaram 770 novas infecções (o que representa 49% do total de infecções no país). Quanto ao Norte, registou mais 18 óbitos e 369 novos casos (23,5%). Se a região Norte já acumula 324.254 infecções desde Março, a de Lisboa e Vale do Tejo contabiliza 300.758 casos confirmados.
Açores e Madeira não têm registo de mortes no último dia. E, quanto às restantes regiões, houve mais 13 óbitos no Centro; seis no Alentejo e três no Algarve.
A faixa etária na qual, em termos absolutos, se registam mais casos é a dos 40 aos 49, enquanto nos óbitos continua a ser em maiores de 80 anos.
Portugal continua em estado de emergência, com várias restrições em vigor para travar a propagação do vírus, incluindo creches e escolas encerradas.
No anterior boletim, divulgado na sexta-feira, Portugal tinha registado, na quinta-feira, mais 67 mortes por covid-19 e 1940 novos casos de infecção. Foi o menor número de mortes desde o boletim de 1 de Janeiro, quando foram anunciadas 66 mortes.