Ser Voluntário… na Quercus
Queres fazer voluntariado mas não sabes por onde como começar? A rubrica Ser Voluntário dá uma ajuda.
A Quercus é uma organização não-governamental de ambiente (ONGA) portuguesa, constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela conservação da natureza e dos recursos naturais e na defesa do ambiente em geral, numa perspectiva de desenvolvimento sustentado.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A Quercus é uma organização não-governamental de ambiente (ONGA) portuguesa, constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela conservação da natureza e dos recursos naturais e na defesa do ambiente em geral, numa perspectiva de desenvolvimento sustentado.
Ao longo dos anos, a Quercus tem vindo a ocupar na sociedade portuguesa um lugar simultaneamente irreverente e construtivo na defesa das múltiplas
causas da natureza e do ambiente. O seu âmbito de acção abrange hoje diversas áreas temáticas da actualidade ambiental, onde se incluem, além da conservação da natureza e da biodiversidade, a energia, a água, os resíduos, as alterações climáticas, as florestas, o consumo sustentável, a responsabilidade ambiental, entre outras. Este acompanhamento especializado é, em grande parte, suportado pelo trabalho desenvolvido por vários grupos de trabalho e projectos permanentes.
No sentido de alargar a acção da Quercus e pela importância que o ecoturismo tem na promoção do nosso território e nas respostas aos ODS (Objectivos do Desenvolvimento Sustentável), a Quercus faz um pedido à colaboração de voluntários especialistas e interessados que pretendam dinamizar esta área temática que sustente a criação de um grupo de trabalho.
Qual o impacto da Quercus?
A Quercus tem impacto nacional, através dos 18 núcleos regionais espalhados um pouco por todo o país, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, que acompanham a realidade ambiental e realizam actividades de sensibilização no seu raio geográfico.
Como posso ajudar?
Os voluntários devem ser especialistas na área do ecoturismo. A Quercus oferece integração em trabalho de equipa, oportunidades de alargar conhecimento e pessoas, facilitação no acompanhamento de políticas públicas e de acção no terreno, pagamento de despesas de representação desde que suportadas por financiamentos angariados para a área temática.
O que precisam de mim?
O voluntário participará no grupo de trabalho de ecoturismo. A disponibilidade do voluntário deve ser coordenada com a organização.