Covid-19: Ourém oferece 10.001 noites para promover turismo
Uma campanha de retoma dirigida aos turistas nacionais: reserve um dia, ganhe outro (e ainda um vale para refeições). Câmara municipal vai pagar as estadias oferecidas nos hotéis locais a partir de Abril, mas fora das épocas altas.
O município de Ourém anunciou a oferta de 10.001 noites aos turistas nacionais que pernoitem mais de um dia no concelho, como forma de promover o turismo, que sofreu quebras face à pandemia da covid-19.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O município de Ourém anunciou a oferta de 10.001 noites aos turistas nacionais que pernoitem mais de um dia no concelho, como forma de promover o turismo, que sofreu quebras face à pandemia da covid-19.
“Com a campanha das 10.001 noites pretende-se impulsionar a retoma da hotelaria e da restauração do nosso concelho”, afirmou o presidente da câmara, Luís Albuquerque, em conferência de imprensa.
A iniciativa prevê que o município, no distrito de Santarém, compre 10.001 noites em hotéis de uma a quatro estrelas (os existentes no concelho) e “suporte a totalidade do custo de uma noite a todas as pessoas que fiquem para o segundo dia”.
Dirigida exclusivamente aos turistas nacionais, excepto grupos, a campanha inclui ainda um voucher de 10 euros para que “possam almoçar ou jantar num dos restaurantes do concelho aderentes”.
Luís Albuquerque revelou que a campanha, que decorrerá entre 1 de Abril de 2021 e 31 de Março de 2022, não estará em vigor nas épocas altas: entre 10 e 15 de Maio, 9 e 15 de Junho, e 10 e 15 Agosto de 2021.
“O mote da campanha é: uma noite faz toda a diferença, 10.001 noites fazem ainda mais. Para quem nos visita é uma oportunidade de poder conhecer melhor o nosso concelho e faz toda a diferença para a hotelaria e a restauração, porque terão um acréscimo significativo no seu volume de vendas. Faz a diferença para todo o sector empresarial que vive à base do turismo”, reforçou Luís Albuquerque.
Enquanto o turista tem direito à sua noite extra, os hotéis recebem assim um apoio directo, já que é aos hoteleiros que a autarquia fará o pagamento pelas noites – sendo que este plano envolve apenas hotéis e não outro tipo de alojamento. Aos hoteleiros, a autarquia prevê pagar, por um quarto single, 30, 40 ou 55 euros, consoante sejam hotéis de uma e duas estrelas, três estrelas ou quatro estrelas. Por um quarto duplo, o valor suportado é de 35, 45, 65 euros, de acordo com a tipologia hoteleira.
“Temos 755 mil euros destinados só para as empresas. Não sabemos qual será a adesão, pelo que poderemos vir a reforçar os valores numa segunda fase, se for caso disso”, adiantou o autarca.
Esta é também uma forma de captar turistas para o centro do país, um desígnio que Luís Albuquerque assumiu antes da pandemia: “Temos acessos, variedade de turismo que vai além do religioso, qualidade de vida, o que proporciona uma experiência de vida mais calma e descontraída, alojamento de qualidade e gastronomia”, afirmou.