FIA tenciona realizar GP de F1 em Portugal
Promotor terá ainda de confirmar a assinatura de contrato para preencher a data disponível no calendário, a 2 de Maio.
A Federação Internacional do Automóvel (FIA) anunciou esta quinta-feira a intenção de realizar o Grande Prémio de Fórmula 1 de Portugal, esperando a assinatura do contrato com o promotor.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A Federação Internacional do Automóvel (FIA) anunciou esta quinta-feira a intenção de realizar o Grande Prémio de Fórmula 1 de Portugal, esperando a assinatura do contrato com o promotor.
Em comunicado difundido após a primeira reunião da Comissão de F1, a FIA revelou ter “a intenção de preencher” o dia 2 de Maio, disponível no calendário, “com uma corrida em Portugal”, ressalvando que “o acordo final ainda está sujeito à assinatura do contrato com o promotor”.
Caso se confirme, será o 17.º GP de Portugal, segundo consecutivo, depois do regresso a território nacional em 2020, após 24 anos de ausência do Mundial.
Em 2020, a corrida que teve lugar no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), foi ganha pelo britânico Lewis Hamilton (Mercedes), que assim se tornou no piloto com mais vitórias na história da modalidade, ultrapassando as 91 do alemão Michael Schumacher.
Hamilton viria a somar mais duas até final de um campeonato em que conquistou a sétima coroa mundial, tendo, actualmente, 94 triunfos.
A comissão de F1 decidiu ainda aumentar de 25 para 30 os dias de testes de pneus, e “congelar” o desenvolvimento de novos motores entre o início de 2022 e 2025.
O calendário revisto e apresentado pela Liberty Media, organizadora do “Grande Circo”, prevê um recorde de 23 provas, entre 28 de Março e 12 de Dezembro.
Calendário
GP Bahrein, Sakhir, 28 de Março
GP São Marino, Imola, 18 de Abril
GP Portugal, Portimão, 2 de Maio
GP Espanha, Barcelona, 9 de Maio
GP Mónaco, Monte Carlo, 23 de Maio
GP Azerbaijão, Baku, 6 de Junho
GP Canadá, Montreal, 13 de Junho
GP França, Le Castellet, 27 de Junho
GP Áustria, Spielberg, 4 de Julho
GP Reino Unido, Silverston, 18 de Julho
GP Hungria, Budapeste, 1 de Agosto
GP Bélgica, Spa-Francorchamps, 29 de Agosto
GP Países Baixos, Zandvoort, 5 de Setembro
GP Itália, Monza, 12 de Setembro
GP Rússia, Sochi, 26 de Setembro
GP Singapura, Singapura, 3 de Outubro
GP Japão, Suzuka, 10 de Outubro
GP Estados Unidos, Austin, 24 de Outubro
GP México, Cidade do México, 31 de Outubro
GP Brasil, São Paulo, 7 de Novembro
GP Austrália, Melbourne, 21 de Novembro
GP Arábia Saudita, Jeddah, 5 de Dezembro
GP Abu Dhabi, Abu Dhabi (EAU), 12 de Dezembro