De creche a Biblioteca do Ambiente: o novo futuro do chalet no Jardim da Estrela
Obras vão iniciar-se em Fevereiro e têm como objectivo criar um espaço lúdico com auditório e várias salas multiusos.
A antiga creche da Estrela, situada no Jardim Guerra Junqueiro, será alvo de uma requalificação que terá início este mês e culminará com a inauguração de uma Biblioteca do Ambiente e terá um auditório e várias salas multiusos.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A antiga creche da Estrela, situada no Jardim Guerra Junqueiro, será alvo de uma requalificação que terá início este mês e culminará com a inauguração de uma Biblioteca do Ambiente e terá um auditório e várias salas multiusos.
Anunciado na semana passada pela Câmara Municipal de Lisboa, o projecto pretende requalificar a estrutura desenhada pelo arquitecto José Luiz Monteiro e cuja inauguração data de 1882.
De acordo com a autarquia, a intervenção prevê alterações na estrutura em madeira, com o reaproveitamento das peças saudáveis, e a reformulação total das fundações.
Com quase 140 anos de existência, o chalet foi inicialmente construído com o intuito de se tornar um estabelecimento de ensino. À época o Jardim de Infância era constituído por quatro salas de aula, uma sala de jogos, um refeitório, gabinetes e sanitários.
Mais tarde, em 1925, a autarquia utilizou o edifício como um lactário municipal, mantendo simultaneamente os serviços de creche.
A Santa Casa da Misericórdia ficou a cargo da estrutura dois anos mais tarde, mantendo a função de educação infantil.
No ano de 2018, o movimento Fórum Cidadania Lisboa mostrou-se indignado com o abandono do edifício, demonstrando o desejo de recuperação e adaptação da antiga creche. Três anos depois, o chalet é agora alvo de requalificação com o intuito de desenvolver uma nova missão social.
Em comunicado, a Câmara de Lisboa anunciou que o novo espaço será inaugurado após a conclusão da obra, prevista para Agosto de 2021.
Texto editado por Ana Fernandes