Carro do Ano feminino já tem finalistas. Vencedor final é conhecido a 8 de Março
Os finalistas das várias categorias do Women’s World Car of the Year já são conhecidos. Para estes prémios votam 48 jornalistas especializadas em automóveis de todo o mundo. Vencedor é revelado no Dia Internacional da Mulher.
As juradas do Carro Mundial Feminino do Ano (WWCOTY, na sigla original) já escolheram quais os modelos finalistas que se destacaram ao longo de 2020. Cada categoria apresenta-se, agora, com três propostas que serão votadas por 48 jornalistas de 38 países, Portugal incluído, até 19 de Fevereiro.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
As juradas do Carro Mundial Feminino do Ano (WWCOTY, na sigla original) já escolheram quais os modelos finalistas que se destacaram ao longo de 2020. Cada categoria apresenta-se, agora, com três propostas que serão votadas por 48 jornalistas de 38 países, Portugal incluído, até 19 de Fevereiro.
Os escolhidos para disputar o título de melhor carro urbano foram Honda Jazz, Peugeot 208 e Toyota Yaris, enquanto para familiar estão a concurso Audi A3, BMW Série 4 e Skoda Octavia. Entre as propostas de luxo, disputam pontos Lexus LC500 Cabrio, Mercedes-Benz Classe S e Rolls Royce Ghost, enquanto na performance estão apurados Ferrari F8 Spider, Maserati MC20 e McLaren GT.
Os cobiçados sport utility vehicles (SUV), que têm visto as vendas disparar – assim como as propostas a multiplicarem-se –, foram separados em três subcategorias: urbanos, médios e grandes. Nos primeiros, Kia Sonet, Peugeot 2008 e Renault Captur; nos médios, Hyundai Tucson, Land Rover Defender e Mercedes-Benz GLA; nos grandes, BMW X6, Ford Explorer e Kia Sorento. Foi ainda criada uma categoria para viaturas cuja natureza está mais voltada para o todo-o-terreno: a 4X4 Puro & Pick-Up reúne Chevrolet Silverado, Ford F-150 e Mitsubishi L-200. Por fim, uma classe apenas para eléctricos: Honda e, Polestar 2 e Volkswagen ID.3.
Para chegar a esta lista, já houve uma primeira ronda de votação, na qual foram apreciados 47 modelos novos, lançados entre Outubro de 2019 e Dezembro do último ano (os prémios são habitualmente sobre carros lançados entre Outubro e Setembro, mas a pandemia acabou por trocar as datas), sendo obrigatória a sua comercialização em pelo menos dez mercados para o seu apuramento, em que foram considerados aspectos como a competência rodoviária, espaço e conforto, conectividade, segurança, eficiência, relação qualidade/preço e design.
O vencedor em cada categoria será anunciado no final de Fevereiro, sendo o Carro do Ano divulgado a 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.
O Women's World Car of the Year é o único grupo de prémios de automóveis do mundo composto exclusivamente por jornalistas mulheres. Criado pela jornalista neozelandesa Sandy Myhre, em 2009, que actualmente é presidente honorária (o testemunho da liderança do júri foi passado há um ano a Marta García, jurada por Espanha), os prémios têm por objectivo seleccionar os melhores carros do ano, não apenas para mulheres, mas para qualquer pessoa.
“Naturalmente que cada pessoa vê o automóvel de forma diferente, independentemente do género, mas há estatísticas — o sector automóvel, aliás, gasta milhões nestas acções — que indicam que a mulher compra um carro primeiro tendo em conta a segurança e depois pela relação qualidade/preço; só depois vêm os itens de transporte e fantasia”, justifica Sandy Myhre. Marta García acrescenta: “As escolhas não são ‘carros de mulher’ porque tal categoria não existe.”