SNS24 ultrapassa recorde de chamadas. Mais de 200 mil numa semana
De acordo com o Ministério da Saúde, o recorde foi verificado entre os dias 11 e 17 de Janeiro.
Na semana de 11 a 17 de Janeiro, o SNS24 recebeu mais de 200 mil chamadas, informou o Ministério da Saúde esta segunda-feira. É um valor recorde para o serviço.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Na semana de 11 a 17 de Janeiro, o SNS24 recebeu mais de 200 mil chamadas, informou o Ministério da Saúde esta segunda-feira. É um valor recorde para o serviço.
“Na última sexta-feira, dia 15 de Janeiro, foram atendidas 45.808 chamadas, o valor mais elevado de sempre, superando o dia anterior, o segundo maior de sempre, em que se tinham registado 43.487 chamadas”, pode ler-se em comunicado.
A tutela avança que Janeiro já é o terceiro mês com maior número de chamadas atendidas de sempre no SNS24 (553.645), superando o total do mês de Dezembro do ano passado.
“A Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) atendeu, desde 1 de Abril, 61.068 chamadas, 4728 das quais de profissionais de saúde”, acrescenta.
Também, segundo o Ministério da Saúde, já foram efectuadas 907 triagens intermediadas por intérprete de Língua Gestual Portuguesa na plataforma de atendimento por videochamadas destinada aos cidadãos surdos, que está disponível no sítio na Internet do SNS24 desde o dia 21 de Abril de 2020.
Neste momento, o SNS24 conta com mais de cinco mil profissionais de saúde que prestam serviço na linha, na sua maioria enfermeiros, mas também psicólogos, farmacêuticos, administrativos, médicos-dentistas, intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e estudantes de medicina do sexto ano.
Os profissionais da linha SNS 24 estão distribuídos por oito centros de contacto em Lisboa, Porto, Braga, Algarve, Covilhã e Vila Nova de Gaia, num total de 369 postos de atendimento, ou à distância.