Morreu Albert Roux, o chef que inspirava chefs

Senhor de um império gastronómico, tinha 85 anos e revolucionou a cena gastronómica britânica, juntamente com o irmão, Michel Roux, que morreu em 2020. Os irmãos começaram com o Le Gavroche, primeiro três estrelas Michelin da Grã-Bretanha.

Foto
Albert Roux (à esquerda) com o filho Michel e a neta Emily, uma dinastia da cozinha Le Gavroche

O chef francês Albert Roux, que com o seu irmão Michel levou para Londres a tradição da alta cozinha francesa nos anos de 1960 e inspirou gerações de chefs, morreu aos 85 anos, confirmou a sua família esta quarta-feira. 

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O chef francês Albert Roux, que com o seu irmão Michel levou para Londres a tradição da alta cozinha francesa nos anos de 1960 e inspirou gerações de chefs, morreu aos 85 anos, confirmou a sua família esta quarta-feira. 

Os empreendedores irmãos Roux estavam por trás de um império culinário de restaurantes de sucesso, livros, programas de televisão e uma prestigiosa competição para chefs, exercendo uma influência quase sem paralelo na cena gourmet britânica.

“Ele foi um mentor para tantas pessoas na indústria da hospitalidade e uma verdadeira inspiração para chefs iniciantes, incluindo para mim”, comentou o filho de Albert, Michel Roux Jr, que dirige o restaurante Le Gavroche, fundado em 1967 pelo seu pai e pelo tio.

O irmão mais novo de Albert, Michel, morreu aos 78 anos em Março do ano passado.

Os Roux, originários da pequena cidade de Charolles, no Centro da França, chegaram a Londres numa época em que a capital britânica não era propriamente célebre pela gastronomia sofisticada.

No início, revezavam-se na cozinha e na sala de jantar do Le Gavroche, na Sloane Square, no exclusivo bairro de Chelsea, mas o restaurante foi um sucesso imediato e, daqui, partiram para o desenvolvimento de um verdadeiro império.

Le Gavroche foi o primeiro restaurante da Grã-Bretanha a obter três estrelas Michelin, considerado o prémio máximo no mundo da alta gastronomia.

Os irmãos Roux começaram por fazer crescer o negócio em 1972, quando compraram o Waterside Inn, um tradicional pub inglês no vilarejo de Bray, nas margens do rio Tamisa, em Berkshire, a oeste de Londres. E conseguiram transformar o pub num restaurante de alta cozinha e num conceituado bar de cocktails.

Em 1986, os irmãos decidiram separar os negócios. Michel e o filho, Alain Roux, ficaram com o Waterside Inn, que continua a ser gerido por este último.

Já Albert e o filho, Michel Roux Jr, ficaram nos comandos do Le Gavroche, agora localizado em Mayfair.