Quinto dia do leilão 5G fica perto dos 77 milhões

Leilão de frequências manteve-se pelo quinto dia na fase para empresas que ainda não têm operação em Portugal.

Foto
Reuters/MIKE BLAKE

O quinto dia de rondas do leilão do 5G concluiu-se com um valor global de 77 milhões de euros, revelou a Anacom nesta quarta-feira.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O quinto dia de rondas do leilão do 5G concluiu-se com um valor global de 77 milhões de euros, revelou a Anacom nesta quarta-feira.

Foi mais um dia de licitação reservada para empresas que ainda não têm operação no mercado português, estando em disputa a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas dos 900 megahertz (MHz) e 1800 MHz.

Segundo a informação divulgada pela entidade reguladora, no final das seis rondas diárias, o preço dos três lotes nos 1800 MHz atingiu um valor de 15,755 milhões de euros por lote, que compara com os quatro milhões de euros por lote com que se iniciou o leilão.

No caso do único lote para os 900 MHz, manteve-se o valor base de 30 milhões de euros.

O leilão só passará à fase seguinte, aberta à Nos, Vodafone e Meo, quando deixar de haver competição por este espectro reservado para novos entrantes.