Mulheres artistas, passado esclavagista e a grande retrospectiva de Paula Rego — o que vamos ver em 2021

Ainda sem certezas acerca do que estará para vir, e apesar de em várias grandes cidades os museus estarem fechados, já todos se preparam para abrir portas e receber visitantes. Entre as várias exposições dedicadas a artistas mulheres, haverá Paula Rego na Tate Britain, Marina Abramovic na Royal Academy of Arts e Yayoi Kusama na Tate Modern. E os holandeses irão olhar para o seu passado esclavagista no Rijksmuseum.

Foto
Enya Sa (2017), de Stacey Gillian Abe é uma das obras da exposição "The Power of My Hands, Afrique(s): Artiste femmes", que estará no MAM em 2021 Giulio Molfese / cortesia MAM

Se em nossas casas, ao longo de 2020, fomos conseguindo usufruir de música (sem concertos ao vivo), de filmes (sem salas de cinema), de livros (sem bibliotecas) e de teatro (sem ir ao teatro), o que nunca chegou a acontecer nos nossos quartos foi o aguçar da curiosidade e do sentido de beleza que nos pode trazer uma ida a um museu ou a uma exposição. Mesmo com todas as visitas guiadas virtuais que os museus foram disponibilizando durante o confinamento, nada se compara à sensação de estar frente a uma obra de arte.