O que mais lemos no P3 durante 2020
Num ano onde os leitores foram atrás da tag covid-19, um tutorial para fazer gel desinfectante em casa e um ensaio sobre a forma como interagimos como a vida selvagem foram os artigos mais lidos. Mas na lista não entra só a pandemia.
Coronavírus: como fazer gel desinfectante para as mãos em casa
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Coronavírus: como fazer gel desinfectante para as mãos em casa
Álcool etílico ou isopropílico, aloé vera e um óleo essencial a gosto: são estes os ingredientes necessários para fazer gel desinfectante em casa. “Sabemos que funciona. Certifiquem-se apenas de que tem álcool suficiente”, disseram os especialistas ouvidos no início de Março, quando o álcool voava das prateleiras dos supermercados. Experimentaste?
Covid-19: a próxima pandemia vai chegar se não mudarmos a forma como interagimos com a vida selvagem
Foi um dos grandes avisos de cientistas e organizações mundiais. A pandemia é um “grito” de alerta — um sintoma da falta de saúde do planeta. Está na hora de pensar nos animais selvagens e natureza como parceiros, cuja saúde e habitats têm de ser protegidos para evitar o próximo surto global. Este longo artigo, o segundo mais lido em 2020, explica porquê.
“Quem te ama não te agride!” diz campanha contra a violência no namoro
Esta entrada na lista surpreendeu-nos. Uma campanha do Governo contra a violência no namoro, divulgada em 2015 e com a participação do futebolista William Carvalho, o surfista Vasco Ribeiro e a apresentadora Sílvia Alberto, voltou a ser vista e partilhada no site do P3, em 2o2o. Continua actual.
Homem usa máscara (só máscara) no dia em que ela se tornou obrigatória no Reino Unido
Porque é que alguém a usar máscara é notícia em 2020? Porque este homem no Reino Unido foi fotografado numa das ruas de comércio mais populares de Londres a usar, apenas, uma máscara. O artigo é de Julho, quando o uso de máscara em centros comerciais e lojas passou a ser obrigatório no Reino Unido. A decisão não foi bem aceite pelos britânicos. Houve relatos de várias brigas em centros comerciais e lojas, entre clientes que recusam a máscara e outros que a usam e procuram alertar quem não o faz. Ou quem não a usa no sítio certo.
Cobra pitão de 62 anos pôs ovos sem estar perto de um macho há décadas
Um episódio insólito no Jardim Zoológico de Saint Louis, no estado norte-americano de Missouri, deixou os especialistas em herpetologia a coçar a cabeça (e, aparentemente, os nossos leitores também). Uma cobra pitão com 62 anos pôs sete ovos sem estar perto de um macho há pelo menos duas décadas. Como?
Reportagens
A família que construiu uma microcasa (quase) 100% sustentável nos pastos açorianos
A reportagem do Verão de 2019 voltou a ser a mais lida em 2020. Numa freguesia rural de Ponta Delgada, um casal que se mudou para os Açores há seis anos construiu a própria casa, com electricidade, água e saneamento próprio. A mudança, asseguram Ricardo e Mafalda, “está ao alcance de qualquer um”. É a “pequena grande casa”. Podes conhecê-la aqui.
No Porto, duas estranhas escrevem um poema à janela — e tornam-se vizinhas
Esta é uma história de vizinhança em dias de pandemia. Começa com uma tentativa de ver se “haveria mais alguém na rua a sentir-se desesperado”. Um “Olá, como estás?” afixado numa janela deu origem a um poema escrito a quatro mãos ao longo de semanas, num bairro do Porto. Vale a pena recordar.
Ainda não terminaram o curso e já estão na linha da frente: os futuros médicos e enfermeiros no combate à covid-19
Eles sempre quiseram estar na linha da frente — só não esperavam avançar tão cedo. Desde Abril, a temer o pior, futuros médicos e enfermeiros voluntariam-se em hospitais improvisados, linhas de apoio e instituições. Combater a covid-19 tornou-se o primeiro emprego de profissionais de saúde recém-formados em Itália, Reino Unido, Portugal. Estudantes do Norte a Sul do país contam como foi.
Wildlings: uma montanha de utopias (conjuntas) na serra do Açor
Os Wildlings querem ser uma comunidade colaborativa num território onde, “para mudar alguma coisa”, têm “de ser alguns e fortes”. Aprendem e querem ensinar através da experiência: “Porque, até pores as mãos na terra, não sabes nada”. Conhece-os.
Menos exames e mais tempo para estudar. como vêem os alunos do secundário as mudanças nos exames nacionais
Duas jornalistas falaram com estudantes do secundário para perceberem como é que a pandemia afectou um dos momentos mais definitivos na escolaridade obrigatória: os exames nacionais.