Precisamos de um manual para tornar as ruas mais seguras

Especialistas em mobilidade defendem que país tem de harmonizar intervenções no espaço urbano, onde ocorrem 64% dos acidentes com vítimas.

Foto
O atropelamento de uma jovem de 16 anos provocou uma manifestação em Lisboa, em Julho passado JOSÉ SENA GOULÃO/Lusa

Nas últimas décadas Portugal fez investimentos avultados na infra-estrutura rodoviária de âmbito nacional e a ANSR assume o impacto que essa melhoria nas estradas teve na redução da sinistralidade. Mas dois especialistas contactados pelo PÚBLICO a propósito dos dados de 2019 consideram que há um problema, já identificado em 2017 no Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária, o PENSE 2020, e que continua por resolver: a qualidade da infra-estrutura sob alçada dos municípios.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Nas últimas décadas Portugal fez investimentos avultados na infra-estrutura rodoviária de âmbito nacional e a ANSR assume o impacto que essa melhoria nas estradas teve na redução da sinistralidade. Mas dois especialistas contactados pelo PÚBLICO a propósito dos dados de 2019 consideram que há um problema, já identificado em 2017 no Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária, o PENSE 2020, e que continua por resolver: a qualidade da infra-estrutura sob alçada dos municípios.