Desde a criação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) há 12 anos, encerraram quase 2900 cursos. Havia muitos problemas a resolver no ensino superior?
Após o 25 de Abril houve uma alteração muito significativa do sistema de ensino, com um enorme aumento de estudantes. Em 1974, tínhamos 40 mil alunos e, em 2003, ultrapassou-se os 400 mil. Entretanto, foi criado o ensino politécnico e abertas instituições privadas, mas nada disso tinha sido regulado com muito cuidado, porque havia a ideia de que era necessário expandir rapidamente o ensino superior. Praticamente tudo o que era oferecido era aceite. Depois, entre 1996 e 2006, houve um sistema em vigor, [o Conselho Nacional para a Avaliação do Ensino Superior (Cnaves).
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Desde a criação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) há 12 anos, encerraram quase 2900 cursos. Havia muitos problemas a resolver no ensino superior?
Após o 25 de Abril houve uma alteração muito significativa do sistema de ensino, com um enorme aumento de estudantes. Em 1974, tínhamos 40 mil alunos e, em 2003, ultrapassou-se os 400 mil. Entretanto, foi criado o ensino politécnico e abertas instituições privadas, mas nada disso tinha sido regulado com muito cuidado, porque havia a ideia de que era necessário expandir rapidamente o ensino superior. Praticamente tudo o que era oferecido era aceite. Depois, entre 1996 e 2006, houve um sistema em vigor, [o Conselho Nacional para a Avaliação do Ensino Superior (Cnaves).