Covid-19: Gouveia oferece entregas em casa para apoiar restaurantes e taxistas
“Gouveia Entrega” é o plano posto em prática pela autarquia nos próximos três fins-de-semana. Sem custos de transporte para os utilizadores.
O município de Gouveia, no distrito da Guarda, vai promover nos próximos três fins-de-semana um programa de entregas ao domicílio para apoiar os restaurantes e os taxistas do concelho.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O município de Gouveia, no distrito da Guarda, vai promover nos próximos três fins-de-semana um programa de entregas ao domicílio para apoiar os restaurantes e os taxistas do concelho.
Segundo a autarquia presidida por Luís Tadeu, a iniciativa “Gouveia Entrega” contempla “um serviço de entrega ao domicílio de refeições confeccionadas pela restauração local e entregue pelos motoristas de táxi do concelho”.
A iniciativa da Câmara Municipal de Gouveia, que conta com a adesão de 19 empresários da restauração e dos motoristas de táxi locais, "não terá custos de transporte para os utilizadores".
O serviço “irá funcionar durante os fins-de-semana de 19, 20, 26 e 27 de Dezembro e 2 e 3 de Janeiro (sábados e domingos), em todas as freguesias do concelho”, refere a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.
Segundo a nota, quem estiver interessado em beneficiar do programa de entregas de refeições ao domicílio “bastará contactar o restaurante no qual deseja fazer o seu pedido, escolher a sua refeição e fornecer a morada de entrega”.
A encomenda será entregue em casa por um motorista de táxi e o cliente “apenas terá de pagar o valor da refeição ao taxista, uma vez que o custo do transporte será posteriormente assumido pela autarquia”.
A Câmara Municipal de Gouveia, na Serra da Estrela, justifica o lançamento do programa atendendo às medidas do estado de emergência aplicáveis aos municípios considerados de nível de risco muito elevado de contágio com covid-19 e as suas "fortes implicações” na actividade do sector da restauração.
A iniciativa também é justificada “tendo em conta os efeitos das medidas restritivas à circulação de pessoas no sector dos transportes particulares de passageiros” e pela “necessidade de promover um dever geral de recolhimento dos cidadãos, sobretudo durante os períodos de fim-de-semana”.
A lista de restaurantes aderentes pode ser consultada no site da câmara.