Os Ensaios de Amália mostram-nos a sua veia compositora
A partir de duas fitas magnéticas restauradas por Pedro Félix, o plano de reedições de Amália Rodrigues, coordenado por Frederico Santiago, leva-nos agora até ensaios e ao trabalho criativo, em sua casa ou em estúdio. Da apresentação dos temas e das experiências, às versões quase definitivas.
Durante algum tempo, Pedro Félix e Frederico Santiago ouviram e voltaram a ouvir “uma pancada intensa e brilhante” na gravação de Com sua licença, a partir de um poema de Ary dos Santos que Alain Oulman musicou, mas que Amália Rodrigues nunca chegou a gravar. Essa pancada que ouvimos, desconfia Pedro Félix, coordenador da equipa de instalação do Arquivo Nacional do Som e responsável pelo restauro sonoro nos dois CD que agora escutamos no álbum Ensaios, poderá ter resultado de “uma colher de metal a bater numa xícara”, diz ao PÚBLICO.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Durante algum tempo, Pedro Félix e Frederico Santiago ouviram e voltaram a ouvir “uma pancada intensa e brilhante” na gravação de Com sua licença, a partir de um poema de Ary dos Santos que Alain Oulman musicou, mas que Amália Rodrigues nunca chegou a gravar. Essa pancada que ouvimos, desconfia Pedro Félix, coordenador da equipa de instalação do Arquivo Nacional do Som e responsável pelo restauro sonoro nos dois CD que agora escutamos no álbum Ensaios, poderá ter resultado de “uma colher de metal a bater numa xícara”, diz ao PÚBLICO.