Seis distritos do continente sob aviso amarelo por causa da chuva

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu estão sob aviso amarelo entre as 21h de quarta-feira e as 6h de quinta-feira.

Foto
André Rodrigues

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu estão quarta-feira e quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu estão quarta-feira e quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estes seis distritos vão estar sob aviso amarelo entre as 21h de quarta-feira e as 6h de quinta-feira devido à previsão de chuva por vezes forte.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica. O IPMA prevê para esta quarta-feira nas regiões do norte e centro do continente céu geralmente muito nublado, com abertas no interior até final da manhã e períodos de chuva, em especial a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

A partir do final da tarde, estão previstos períodos de chuva por vezes forte e persistente no Minho, estendendo-se gradualmente à restante região. A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante sul, tornando-se moderado a forte no litoral no final do dia, e sendo forte nas terras altas a partir do final da tarde, com rajadas até 80 quilómetros por hora no final do dia.

Está ainda prevista formação de gelo ou geada nas regiões do interior, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e descida da temperatura mínima.

Para a região sul prevê-se céu geralmente muito nublado, com abertas no interior até final da manhã, períodos de chuva a partir do início da manhã, diminuindo de intensidade e frequência a partir do meio da tarde e descida da temperatura mínima. Está ainda previsto vento fraco a moderado predominando do quadrante sul, tornando-se do quadrante oeste a partir da tarde, e sendo por vezes forte nas terras altas.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 0 graus Celsius (na Guarda e em Bragança) e os 10 (em Lisboa) e as máximas entre os 7 graus (na Guarda) e os 18 (em Faro).