Covid-19: ministro do Planeamento infectado com o novo coronavírus

Nelson de Souza fez o teste depois de o secretário de Estado do Planeamento ter sido diagnosticado com covid-19. O ministro permanece em isolamento profiláctico, tendo adoptado o regime de teletrabalho.

Foto
O ministro do Planeamento, Nelson de Souza ANTÓNIO COTRIM/LUSA

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, está infectado com o novo coronavírus, permanecendo em isolamento, anunciou o executivo, dias após ter sido confirmado que o secretário de Estado do Planeamento tinha tido teste positivo.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, está infectado com o novo coronavírus, permanecendo em isolamento, anunciou o executivo, dias após ter sido confirmado que o secretário de Estado do Planeamento tinha tido teste positivo.

“Na sequência do teste positivo à covid-19 do secretário de Estado do Planeamento, [Ricardo Pinheiro], conhecido no passado sábado, pelas 17h, o ministro do Planeamento foi submetido a teste, nesse mesmo dia à noite, tendo obtido resultado negativo”, indicou, em comunicado, o Ministério do Planeamento.

Apesar do resultado, Nelson de Souza ficou em isolamento profiláctico, adoptando o regime de teletrabalho. No entanto, na quarta-feira, após apresentar “sintomas ligeiros”, submeteu-se a um novo teste, que “deu resultado positivo”.

Nelson de Souza vai assim continuar em isolamento, de acordo com “a prescrição e os procedimentos determinados pela Direcção-Geral da Saúde”.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.422.951 mortos resultantes de mais de 60,4 milhões de casos de infecção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Portugal contabiliza está em estado de emergência desde 9 de Novembro até 8 de Dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23h e as 5h, enquanto nos fins-de-semana e feriados a circulação está limitada entre as 13h de sábado e as 5h de domingo e entre as 13h de domingo e as 5h de segunda-feira.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.