Três, dois, um, acção! Prontos para voltarem a apaixonar-se pelo cinema?
Há um lugar onde reencontramos os filmes que, um dia, nos deixaram “de brilhozinho nos olhos” e apaixonados pela sétima arte.
Quem tem pelos clássicos e os filmes fora do circuito “mainstream” uma paixão maior que vida, procura em cada sala de cinema e plataforma de streaming a resposta para a sua paixão. Mas dificilmente encontra, nos dias que correm, a não ser num único sítio: a plataforma de streaming Filmin. Sob o mote, “existimos porque o cinema mudou a nossa vida”, a Filmin é uma plataforma de streaming de cinema emocionante e impactante, de filmes que mudam a nossa visão do mundo e da vida, e nos deixam a desejar por mais. Foi por esses filmes, que nos marcam e recordamos para sempre, que nasceu a Filmin, onde os apaixonados pelo cinema podem encontrar os seus filmes favoritos, rever os últimos sucessos da sétima arte, e descobrir autênticos tesouros. A Filmin é a casa de quem quem passa uma tarde em maratonas de intenso cinema japonês (Akira Kurosawa, Park Chan-Wook, entre outros), quem já sabe que vai gastar todos os lenços de papel da casa a chorar com um novo drama francês e não se importa, quem delira com thrillers psicológicos e cinema fantástico com histórias que não lembram a ninguém, filmes premiados em Cannes e Sundance, clássicos de Martin Scorsese e outros grandes da sétima arte, que apetece sempre ver uma e outra vez. Mas calma: também encontra na Filmin histórias simples para passar um domingo à tarde, que sabem bem para desanuviar o cérebro. Um catálogo que agrada a gregos e troianos!
Um lugar para recordar os clássicos
Acima de tudo, a Filmin é um lugar que nos lembra porque nos apaixonámos pela sétima arte, há muitos filmes atrás, quando no escuro de uma sala de cinema ou no sofá lá de casa, com os nossos pais, amigos ou primos, uma história nos fez esquecer onde estávamos, o dia-a-dia e preocupações do momento para entrar naquele mundo e mais nada importar a não ser o desfecho daquela trama, se aquela personagem conseguiria finalmente cumprir um sonho, superar uma traição ou vencer contra os “maus”. São os filmes que marcaram as nossas vidas, que ficam para sempre na nossa cinemateca privada e a que gostamos de regressar quando nos sentimos tristes, com saudades ou apenas com vontade de ver um filme que nos encha as medidas. É na Filmin que está o cinema de todos os tempos, por exemplo na coleção “Canal Clássicos”. Aqui reencontramos, por exemplo, o nosso “Taxi Driver” preferido, Robert De Niro nos seus verdes anos, como um jovem ex-fuzileiro revoltado com o crime e a vida sórdida das ruas de Nova Iorque. Uma das obras primas do incontornável Martin Scorsese, vencedor da Palma de Ouro de Cannes de 1976, e nomeado a quatro Óscares da Academia. O aclamado “Cinema Paraíso”, drama de Giuseppe Tornatore, de 1988, consta também do vasto catálogo da Filmin. O filme que nos recorda a todos da magia do cinema e o que nos fez apaixonar por ela: a forma como nos faz evadir do quotidiano, por mais duro que possa ser. Um filme também para recordar a nobre profissão dos projeccionistas de outrora, que corriam o país para oferecer, em lugares remotos, um pouco de arte, cultura e momentos de lazer a quem mais precisava. “Conta comigo”, o filme da infância de todos nós, está na Filmin e leva-nos numa viagem de nostalgia aos verões eternos de passeios de bicicleta e aventuras com que os nossos pais nem sonhavam, amizades que prometíamos ser para sempre e primeiros choques com a realidade da vida e da morte. Uma película de 1986, de Rob Reiner, que guarda o melhor dos anos 80 mas que também se podia passar hoje. Uma autência “masterpiece” que nos apaixona não só pela narrativa como pelo elenco (o saudoso River Phoenix), a fotografia e a banda sonora. Agora que já se lembrou porque se apaixonou pelo cinema e descobriu onde estão os melhores filmes de sempre, só falta subscrever a Filmin e instalar-se no sofá. A plataforma está disponível para SmartTV, iOs e Android (telemóveis e tablets), Apple TV, computadores e portáteis e sistemas Chromecast. Pode optar por uma subscrição básica mensal ou anual. Bons filmes!