Que futuro para o ensino pós-pandemia? Governantes e especialistas procuram respostas
A conferência internacional online organizada pela Virtual Educa acontece nesta segunda e terça-feira. Ministro da Educação será um dos oradores. Especialistas prevêem modelos de ensino “híbridos” e personalizáveis, apontando ainda que o acesso à Internet deve ser gratuito na educação.
Uma escola não é, por si só, apenas um edifício: por detrás das paredes, “há cadeiras, mesas, letreiros com indicações, quadros”. Por isso, “o e-learning não é só dar um computador, estabelecer conectividade e dar aulas” — especialmente com as alterações que a pandemia da covid-19 trouxe à rotina de milhões de estudantes e professores espalhados pelo mundo, numa adaptação forçada e a “diferentes velocidades”. Mas, afinal, que hábitos de ensino e aprendizagem, iniciados durante o confinamento, permanecerão após a pandemia? E que preocupações devemos ter?
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Uma escola não é, por si só, apenas um edifício: por detrás das paredes, “há cadeiras, mesas, letreiros com indicações, quadros”. Por isso, “o e-learning não é só dar um computador, estabelecer conectividade e dar aulas” — especialmente com as alterações que a pandemia da covid-19 trouxe à rotina de milhões de estudantes e professores espalhados pelo mundo, numa adaptação forçada e a “diferentes velocidades”. Mas, afinal, que hábitos de ensino e aprendizagem, iniciados durante o confinamento, permanecerão após a pandemia? E que preocupações devemos ter?