Estamos habituados a dissociar “romance” e “ensaio” e o intitular um romance Ensaio sobre a Cegueira introduz uma dissonância geradora de perplexidade. No caso em apreço, sendo o autor do dito romance José Saramago, a perplexidade nem chega a instalar-se: antes que o eventual leitor depare, em alguma livraria, com o insólito título já foi bombardeado com todo o tipo de informação sobre o livro e tem quase a impressão que o leu, podendo, se quiser, dispensar-se da sua leitura sem incorrer no risco de ter que se abster de dar palpites sobre o seu eventual valor.
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Estamos habituados a dissociar “romance” e “ensaio” e o intitular um romance Ensaio sobre a Cegueira introduz uma dissonância geradora de perplexidade. No caso em apreço, sendo o autor do dito romance José Saramago, a perplexidade nem chega a instalar-se: antes que o eventual leitor depare, em alguma livraria, com o insólito título já foi bombardeado com todo o tipo de informação sobre o livro e tem quase a impressão que o leu, podendo, se quiser, dispensar-se da sua leitura sem incorrer no risco de ter que se abster de dar palpites sobre o seu eventual valor.