Gondomar lança campanha de esterilização gratuita de animais de companhia
Campanha vista evitar sobrelotação de canis, gatis e outros centros de recolha de animais. Iniciativa arranca terça-feira e envolve seis clínicas e dois hospitais veterinários.
A câmara de Gondomar e oito centros de atendimento médico veterinário lançaram este domingo uma campanha de esterilização gratuita de animais de companhia, iniciativa que tem como objectivos o “bem-estar animal e evitar a sobrelotação dos centros de recolha”.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A câmara de Gondomar e oito centros de atendimento médico veterinário lançaram este domingo uma campanha de esterilização gratuita de animais de companhia, iniciativa que tem como objectivos o “bem-estar animal e evitar a sobrelotação dos centros de recolha”.
“Trata-se da campanha de esterilização mais ampla alguma vez feita no Grande Porto. A esterilização dos animais de companhia assume cada vez mais relevância, quer pelo bem-estar animal, quer como forma de prevenir a sobrelotação dos centros de recolha”, descreveu o vereador do ambiente e protecção animal de Gondomar, José Fernando Moreira.
De acordo com o autarca, a iniciativa que começa a ser divulgada este domingo arranca na terça-feira e envolve seis clínicas e os dois hospitais veterinários do concelho, sendo o único requisito para aderir ser morador do concelho de Gondomar, no distrito do Porto.
“Em Gondomar esterilizar os animais de companhia é grátis. Temos vindo a dialogar com várias associações e voluntários para juntos criarmos um projecto inovador e inclusivo. Com este espírito não tenho dúvidas de que vamos prestar um grande contributo na vida em sociedade”, acrescentou José Fernando Moreira.
A câmara de Gondomar anunciou já a intenção de implementar o método “Capturar-Esterilizar-Devolver” até ao final do ano. E em Maio deste ano, o Município liderado por Marco Martins anunciou a construção de um novo Centro de Recolha Animal que contempla um recinto de treino, um hotel e áreas de lazer.
O equipamento será construído na freguesia de Covelo, num investimento de cerca de dois milhões de euros.
A estimativa da autarquia é que o novo centro venha a acolher 150 a 200 cães, bem como 40 a 60 gatos.
Quanto à campanha de esterilização, esta contempla cães e gatos e as normas de candidatura estão disponíveis no portal oficial desta autarquia na Internet.