“Período”: Pantone lança novo tom de vermelho para acabar com o estigma da menstruação
A Pantone lançou um novo tom de vermelho, inspirado na cor do período das mulheres, como parte de uma campanha que pretende encorajar as pessoas a falarem abertamente sobre a menstruação.
Faz parte de uma nova campanha que tem como objectivo acabar com o estigma associado à menstruação e nasceu de uma parceria entre a Pantone e a marca sueca de produtos de higiene feminina Intimina. Chama-se “Período” e trata-se de um “tom de vermelho activo e aventureiro” que foi lançado esta terça-feira pelo instituto da cor, cujo objectivo passa por “encorajar as pessoas que menstruam a sentirem-se orgulhosas de quem são”.
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Faz parte de uma nova campanha que tem como objectivo acabar com o estigma associado à menstruação e nasceu de uma parceria entre a Pantone e a marca sueca de produtos de higiene feminina Intimina. Chama-se “Período” e trata-se de um “tom de vermelho activo e aventureiro” que foi lançado esta terça-feira pelo instituto da cor, cujo objectivo passa por “encorajar as pessoas que menstruam a sentirem-se orgulhosas de quem são”.
A campanha Seen+Heard (“Visto+Ouvido”, numa tradução livre) tem como “estandarte” este novo tom de vermelho e foi criada pela Intimina para incentivar as pessoas, independentemente do seu género, a falarem abertamente sobre a menstruação. Segundo a marca sueca, a cor corresponde a um “tom original de vermelho que representa um fluxo regular”, cita o diário britânico The Guardian.
“Um tom de vermelho activo e aventureiro, ‘Período’ encoraja as pessoas que menstruam a sentirem-se orgulhosas de quem são. A assumirem o seu período com autoconfiança; a erguerem-se e celebrarem apaixonadamente a força vital poderosa e emocionante com que nascem; a exortarem todos, independentemente do género, a sentirem-se confortáveis para falarem espontaneamente e abertamente sobre esta função pura e natural do corpo”, explica Laurie Pressman, vice-presidente da Pantone, citada pelo mesmo jornal.
No âmbito da nova campanha, a Intimina fez uma doação, no valor de duas mil libras (cerca de 2191 euros), à organização não-governamental ActionAid que ajuda mulheres e crianças em risco de pobreza.
“Hoje, em todo o mundo, milhões de mulheres e raparigas ainda sofrem devido ao estigma associado ao período. Muitas meninas perdem dias de escola essenciais, ou até abandonam completamente [a escola], o que é um dos motivos pelos quais tantas mulheres vivenciam a pobreza durante toda a vida globalmente. Sem o estigma em torno do período, mais mulheres poderão escapar à pobreza, atingir o seu potencial e fortalecer as suas comunidades. Esta campanha importante irá ajudar a mudar isso”, acrescentou Jillian Popkins, que pertence à ActionAid no Reino Unido.
O sistema de cores da Pantone foi desenvolvido em 1963, nos Estados Unidos, para facilitar o trabalho da indústria gráfica. Actualmente, o sector do design, têxtil e impressão a nível global recorrem àquela que é talvez a paleta mais conhecida do mundo e que conta já com um espectro de 2625 amostras de cores.
Azul Clássico foi a cor do ano 2020 seleccionada pela Pantone, que associa a este tom de azul sentimentos de calma, confiança e afinidade.