Dizer que o cinema se tem dado mal com a obra de José Saramago é um understatement. Nenhum dos filmes que adaptaram as suas ficções conseguiu estar à altura da tarefa, reduzindo a escrita de Saramago a uma espécie de sumo narrativo, e casos houve — é ver o tenebroso Blindness que Fernando Meirelles extraiu do Ensaio sobre a Cegueira — em que o falhanço foi mesmo obsceno. Será difícil filmar Saramago, pelo menos filmar Saramago bem, se se vir nele um simples fornecedor de histórias (ou pior ainda, de alegorias).
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Dizer que o cinema se tem dado mal com a obra de José Saramago é um understatement. Nenhum dos filmes que adaptaram as suas ficções conseguiu estar à altura da tarefa, reduzindo a escrita de Saramago a uma espécie de sumo narrativo, e casos houve — é ver o tenebroso Blindness que Fernando Meirelles extraiu do Ensaio sobre a Cegueira — em que o falhanço foi mesmo obsceno. Será difícil filmar Saramago, pelo menos filmar Saramago bem, se se vir nele um simples fornecedor de histórias (ou pior ainda, de alegorias).